JUÍNA

Origem Histórica - A denominação Juína é referência geográfica ao Rio Juína-Mirim. A cidade surgiu a partir da implantação do Projeto Juína, com aproximadamente 411.000 hectares de terras, localizado na região do Alto Aripuanã e Juína-Mirim, entre os kms 180 e 280 da rodovia AR-1. Esta estrada ligaria a BR 364, a partir do município rondoniense de Vilhena, até a sede do município de Aripuanã, e passou a se constituir no principal eixo da malha viária prevista para o Pólo Aripuanã.

            O próprio programa previa a implantação de uma cidade em sua área de influência. Observado que a estrada passaria em sua maior parte por terras públicas, de domínio do Estado, surgiu a idéia de se desenvolver um projeto de colonização como a melhor alternativa para a implantação da cidade.

            A colonização efetiva deu-se a partir de 1978, através de ações desenvolvidas pelo engenheiro civil Hilton de Campos, mato-grossense de Cáceres e antigo funcionário da Codemat,que passou a ser considerado o fundador da cidade de Juína.

            O projeto que resultou no núcleo Juína foi considerado o maior êxito de colonização da Codemat. Em virtude do crescimento acelerado, em 10 de junho de 1979, foi criado o distrito de Juína.

            A Lei Estadual nº  4.456, de 09 de maio de 1982, criou o município de Juína, com território desmembrado do município de Aripuanã.

Fonte: SEPLAM




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2019 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL