NOTICIAS

OPERAÇÃO DEALERS - Receita Federal investiga fraude milionária na importação de automóveis e embarcações de luxo



09/12/2013




Brasília, 06 de dezembro de 2013

OPERAÇÃO DEALERS - Receita Federal investiga fraude milionária na importação de automóveis e embarcações de luxo

A Receita Federal do Brasil (RFB) e a Polícia Federal deflagraram hoje (06) a OPERAÇÃO DEALERS, com o objetivo de combater esquema de importação fraudulenta de veículos e embarcações de luxo. O prejuízo aos cofres públicos pode ultrapassar R$ 20 milhões.


A operação é resultado de investigação conjunta da Receita Federal com a Polícia Federal, que durante cerca de dois anos apuraram indícios da prática de diversos crimes, tais como: sonegação fiscal, contrabando e descaminho, evasão de divisas, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.


As ações ocorrem simultaneamente nos estados de Pernambuco e da Paraíba e são cumpridos 04 mandados de condução coercitiva e 12 mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e nas empresas envolvidas na fraude.


As investigações tiveram início após identificação de grande quantidade de veículos de luxo importados, transitando na cidade de João Pessoa/PB. Muitos destes veículos estavam registrados em nome de pessoas com renda incompatível com a propriedade dos automóveis.


Verificou-se que o grupo investigado se valia de uma empresa no exterior, em nome de brasileiros, com o objetivo de adquirir veículos e embarcações e enviá-los para o Brasil com preços subfaturados.


Os veículos muitas vezes eram adquiridos no exterior em desacordo com a legislação vigente, descaracterizando a condição de veículo novo o que tornaria sua importação proibida, configurando crime de contrabando.


No mercado interno os veículos e embarcações eram faturados em nome de pessoas com baixo poder aquisitivo ou para empresas que agiam em conluio com o importador, subfaturando o valor da transação com o intuito de reduzir os tributos incidentes sobre o faturamento.


O nome da operação faz referência aos revendedores autorizados de veículos no exterior, chamados “dealers”.


Participam da operação 25 servidores da Receita Federal do Brasil e cerca de 50 policiais federais.


Os Superintendentes da Receita Federal do Brasil e da Polícia Federal participarão de entrevista coletiva às 10:30h (horário da Paraíba) no auditório da Superintendência da Polícia Federal em João Pessoa/PB, onde serão repassadas outras informações relativas à Operação Dealers.

Imagem





MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL