NOTICIAS

Sefaz esclarece isenção do IPVA na aquisição de veículo zero km



24/10/2011




O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), esclarece aos contribuintes sobre os critérios para se usufruir da isenção do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Segundo a legislação vigente, quando o faturamento do veículo novo ocorrer no mês de dezembro, a isenção será aplicada em relação ao tributo devido no exercício subsequente, assegurado, ainda, o benefício relativo à fração do imposto pertinente ao referido mês de dezembro.

Nesse sentido, um carro comprado no mês de dezembro de 2011 terá a isenção do IPVA para todo o ano de 2012. Já o veículo adquirido em novembro de 2011 terá a isenção do imposto somente para os meses de novembro e dezembro de 2011, ou seja, a partir de janeiro de 2012, um novo IPVA é gerado referente ao exercício de 2012 e deve ser recolhido normalmente pelo contribuinte.

“Esse é um benefício que o Governo oferece aos mato-grossenses para que possam ter seu carro zero quilômetro com menos custo. Geralmente, o primeiro ano é quando o consumidor dá um valor maior de entrada para adquirir o bem, e o Governo faz a sua parte não lhe cobrando o IPVA. O benefício vai além do consumidor e incentiva o comércio local. Se o veículo for adquirido em outro Estado a isenção não é válida e o IPVA será automaticamente cobrado no primeiro emplacamento”, explicou o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos.

O Fisco ressalta ainda que é levada em conta para os efeitos do benefício da isenção do IPVA a data da emissão da nota fiscal de compra do veículo. Somente os carros e motocicletas com nota fiscal emitidas a partir de 01 de dezembro de 2011 terão o benefício do IPVA 2012.

A isenção do IPVA no ano em que o veículo novo é adquirido foi instituída em 2003, com vigência até 31 de dezembro de 2010. Em setembro do ano passado, o governador Silval Barbosa determinou a prorrogação do benefício aos contribuintes mato-grossenses até dezembro de 2013. Vale lembrar que para ter direito à isenção é necessário que os contribuintes permaneçam com os veículos novos registrados no Estado pelos dois anos seguintes da fruição do benefício.




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL