NOTICIAS

Paraná emitiu 280 mil CTPS este ano



04/11/2013




A Superintendência do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE-PR) junto com as unidades de atendimento regionais, emitiu nos primeiros nove meses de 2013, cerca de 280 mil Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A Superintendência realiza em média 150 atendimentos por dia, entre entregas e abertura de protocolo, e que beneficiam toda a comunidade, seja para a busca do primeiro emprego ou para adquirir novas experiências profissionais. 
 
Para o superintendente Neivo Beraldin, os números revelam que o mercado de trabalho formal está sempre aberto para receber os trabalhadores. “Este resultado é otimista e retrata novas oportunidades de emprego em diversas áreas”, finaliza Beraldin.
 
O atendimento para a emissão das CTPS é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O serviço é gratuito, digital e não precisa apresentar foto. É preciso ter mais de 14 anos e os documentos exigidos são: identidade, CPF, comprovante de residência, além da necessidade de trazer um documento que comprove o número da CTPS anterior (rescisão contratual, extrato do FGTS, cópia da CTPS do assentamento da empresa onde trabalhou). Conforme o estado civil, deve-se também apresentar certidão de casamento, de casamento averbado ou de óbito.
 
 
CTPS - As Carteiras de Trabalho são emitidas por meio de sistema informatizado, que permite a integração nacional dos dados e impede as emissões em duplicidade. Assim  forma um banco de dados do trabalhador contendo informações dos dados da qualificação civil e outros complementares como: endereço, número do PIS, do CPF, do Título de Eleitor, da CNH, fotografia, impressão digital e assinatura digitalizada.
 
 Além disso, existe uma diferenciação do documento para uso dos trabalhadores brasileiros e estrangeiros, tanto nas cores das capas quanto no conteúdo, o que auxilia no controle da mão-de-obra estrangeira, impedindo a utilização de CTPS falsas no desempenho de atividades remunerado por estrangeiros ilegais no país.



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL