NOTICIAS

Fazenda aprimora atendimentos via telefone e Agência Fazendária Virtual



23/10/2013




Com o objetivo de proporcionar maior celeridade nos esclarecimentos das dúvidas apresentadas pelos contribuintes e cidadãos, a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) aprimorou o Serviço de Atendimento Tributário (Call Center), que atende pelo telefone (65) 3617-2900, e tornou mais fácil a utilização da Agência Fazendária Virtual.

Agora, quando o contribuinte ligar no atendimento tributário perceberá que as opções destinadas ao atendimento foram alteradas. O sistema eletrônico possibilita selecionar o tipo de dúvida que deseja esclarecer.

A opção 1 é para quem deseja sanar dúvidas sobre a legislação tributária. Tais dúvidas referem-se a regimes tributários, operações relacionadas a não incidência, diferimento, redução de base de cálculo, isenção, operações triangulares, remessa por conta e ordem, ou cálculo dos tributos, por exemplo.

Já a opção 2 é voltada para dúvidas procedimentais, assim entendidas as relacionadas com questões cadastrais, preenchimento e pagamento de Documento de Arrecadação (DAR), quitação de débitos, e interposição de processos administrativos. A opção 3 continua para atendimento relativo a Guia de Trânsito de Mercadorias (GTM).

Segundo o servidor Carlos Eduardo Predebon, da Gerência de Informações e Ouvidoria (Gino), as melhorias implementadas trouxeram maior comodidade e rapidez ao atendimento. "O número de desistências das ligações diminuiu expressivamente e os contribuintes estão mais satisfeitos", disse ele.

Apesar das novidades apresentadas e da gama de operações atendidas, o atendimento tributário não realiza suporte para preenchimento de documentos fiscais como Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), e Escrituração Fiscal Digital (EFD), sendo sanadas somente dúvidas consideradas tributárias, como o preenchimento de alguns campos específicos.

A Agência Fazendária Virtual está em fase de revisão e atualização, sendo que foi inserido o link de ¿novidades¿ em sua página principal. Entre as informações que podem ser encontradas no novo link, estão a legislação tributária modificada recentemente e tutoriais de procedimentos.

Antes de procurar o atendimento tributário acesse a página da Agência Fazendária Virtual e procure pelo assunto de sua demanda:http://www.sefaz.mt.gov.br/portal/AgenfaVirtual/index.php?acao=openPage&codgConteudo=1258



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL