NOTICIAS

Projeto Itineris traça perfil do migrante brasileiro na Europa



22/10/2013




O ministro Manoel Dias participou na manhã dessa segunda-feira (21), em Brasília, da divulgação das pesquisas elaboradas pelo projeto ‘Itineris’ sobre a situação migratória de brasileiros para os países da União Européia. Os dados destacam os principais fatores que motivam a emigração de brasileiros para estes países e apontam alternativas com vistas a subsidiar políticas de proteção dos direitos dos migrantes. “São orientações preciosas para que os brasileiros migrantes conheçam seus direitos no exterior”, disse o ministro. O trabalho foi fruto de uma parceria do Conselho Nacional de Imigração e demais órgãos internacionais.

 

Manoel Dias enfatizou a geração recorde de empregos que atualmente acontece no Brasil - enquanto na Europa, especialmente na Espanha e em Portugal, onde ocorre o maior fluxo de migrantes brasileiros – tem ocorrido o inverso. “Estamos chegando à situação de pleno emprego. Em setembro registramos o recorde de 211 mil novos empregos, o maior número dos últimos três anos. Este ano já geramos mais de um milhão e trezentos mil empregos. Apesar da crise econômica global, o Brasil tem conseguido superar muitos obstáculos a partir do modelo econômico adotado que tem como prioridade a geração de emprego”, declarou. Ele também destacou o aumento real dos salários.

Itineris – O projeto ‘Intineris: Proteção dos direitos dos migrantes contra a exploração, do Brasil para Estados-Membros da União Européia’ visa à proteção dos direitos dos migrantes contra a exploração e o tráfico humano, através de ações de fortalecimento institucional, campanhas e realização de pesquisas. Foram realizadas pesquisas no Brasil, Espanha e Portugal (países europeus que recebem o maior fluxo de migrantes brasileiros) a fim de identificar os principais fatores que motivam a emigração. As pesquisas serviram para fundamentar e conceber projetos migratórios como a publicação do Guia para Brasileiros e Brasileiras Migrantes e a criação do Hot Site sobre o tema.




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL