NOTICIAS

Projeto da SRTE/SP capacitará imigrantes bolivianos em empreendedorismo



18/10/2013




Um projeto inédito desenvolvido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE-SP), em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP) e o Consulado da Bolívia, irá capacitar trabalhadores imigrantes bolivianos para se tornarem microempreendedores do setor têxtil. A proposta foi anunciada durante o seminário "Formação de Trabalhadores Imigrantes para o Empreendedorismo Decente" ocorrido na última terça-feira (15), na sede da SRTE/SP.

 

“Percebemos que não basta combater o trabalho precário, é preciso direcionar e capacitar essas pessoas que, como membros do Mercosul, possuem os mesmos direitos à dignidade e ao trabalho que qualquer cidadão brasileiro. Para isso, vamos aproveitar a grande experiência do Sebrae em qualificação. Sem dúvida será um sucesso”, afirma o superintendente do Trabalho e Emprego em São Paulo, Luiz Antonio Medeiros.

 

O superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, destacou que toda a sua equipe técnica está envolvida na elaboração do curso. “Estamos em peso aqui. Eu, como filho de imigrantes, entendo o que é deixar a família num lugar distante e partir em busca de um sonho. Nosso país nasceu do sonho de imigrantes e vamos unir esforços para que esse projeto seja o início da capacitação de muitos empreendedores”, declarou.

 

Durante o seminário, o coordenador do programa de Erradicação do Trabalho Escravo da SRTE/SP, Renato Bignami, destacou a intensificação das ações de combate ao trabalho escravo. “Não podemos aceitar trabalhadores, seja de qual nacionalidade for, ganhando um terço do piso da categoria”, ressaltou. “Assumimos o compromisso de ajudar a articular condições objetivas para melhor integração profissional desses imigrantes em complementação às importantes ações de regularização das relações trabalhistas promovidas pela Fiscalização do Trabalho”, disse Atílio Machado Peppe, da área de Programas Sociais da SRTE-SP.

A primeira etapa do curso de Empreendedorismo para os oficineiros bolivianos terá início no próximo dia 24 de outubro na sede da superintendência. O curso será realizado em cinco etapas, onde os cerca de 70 alunos bolivianos vão receber noções básicas de empreendedorismo, legislação trabalhista brasileira, organização da produção, entre outros




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL