NOTICIAS

Mato Grosso continua favorável para grandes investimentos



14/10/2013




A agência Moody's manteve a classificação de risco (rating) Baa3 para Mato Grosso, reafirmando o Estado como extremamente positivo pelo mercado para grandes investimentos. O resultado da classificação de Mato Grosso ocorreu na última semana, juntamente com Maranhão (Ba1) e Paraná (Baa3), após a agência, no dia 02 de outubro, manter o rating dos títulos do governo do Brasil em Baa2. Em nota, a Moody¿s justificou que a afirmação dos ratings reflete o sólido desempenho desses Estados, além do ambiente operacional "estável".

Conforme o relatório, Mato Grosso é avaliado em meio a uma estreita faixa de classificação dos sete governos regionais e locais no Brasil, e vão desde Ba1 para Baa2. ¿A posição de Mato Grosso em relação aos seus pares nacionais reflete métricas financeiras sólidas, baixos níveis de dívida e fortes fatores de gestão¿, relata a Moody¿s. E completa: ¿Enquanto a economia de Mato Grosso é altamente concentrada no setor agrícola, os níveis de renda no estado estão em linha com a média nacional, de apoio relativamente forte nas receitas próprias¿.

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e o secretário de Fazenda, Marcel Souza de Cursi, comemoraram o resultado da agência de risco. ¿Este aval positivo da Moody¿s, reafirmando as condições favoráveis do Estado para grandes investimentos, dá ainda mais segurança aos investidores de que continuaremos crescendo¿, afirmou o governador. Ele enfatizou que todos ganham, empresários e sociedade. ¿Com mais investimentos, o Estado terá novos postos de trabalho, melhoria de renda e qualidade de vida aos cidadãos¿, frisou Silval Barbosa.

Para Marcel de Cursi, o equilíbrio fiscal e econômico do Estado foi essencial para manter a classificação positiva. ¿O controle de gastos públicos que adotamos no Tesouro estadual há mais de um ano foi fundamental para ampliar a capacidade de investimentos em Mato Grosso. Hoje temos um controle refinado dos repasses para cada Unidade Orçamentária, as despesas foram estabilizadas e são executadas no limite dos aportes financeiros, garantindo o equilíbrio fiscal, sem falar da dívida pública que é honrada rigorosamente em dia¿, disse o secretário.

Em janeiro deste ano, a Agência Standard & Poor¿s também classificou Mato Grosso como destino seguro para grandes investimentos. No relatório apresentado, o Estado manteve a classificação de risco (rating) BBB-, ampliando a segurança para que grandes investidores realizem seus empreendimentos em solo mato-grossense. A classificação também é importante para as empresas que já atuam no Estado, pois possibilita a obtenção de crédito internacional com taxas de juros menores.

Mato Grosso é o primeiro Estado do Centro-Oeste a ter o reconhecimento de duas agências internacionais de classificação de risco. No Brasil, poucos Estados possuem este tipo de certificação internacional. ¿Quando uma agência de avaliação de risco afirma o grau de investimento é como se estivesse convidando investidores para trazer recursos à região. A legislação de alguns países, por exemplo, proíbe que suas instituições invistam em países ou regiões que não tenham a avaliação¿, destacou o secretário-adjunto do Tesouro Estadual da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso, Vivaldo Lopes.

RATING

Classificação de Risco (rating) é a opinião de uma agência especializada de classificação de riscos sobre a capacidade de um País, Estado ou empresa de saldar seus compromissos financeiros. As notas atribuídas apontam para um maior ou menor risco da ocorrência de um ¿default¿, ou seja, de suspensão de pagamentos. Para tanto, os especialistas dessas agências avaliam a situação financeira, as condições do mercado mundial e a opinião de pessoas da iniciativa privada, fontes oficiais e acadêmicas.

No caso da Standard & Poor¿s, Mato Grosso foi avaliado como um ¿bom pagador¿, lhe conferindo o grau de investimento. Trata-se de um selo de qualidade que indica baixíssimo risco de calote. Uma vez recebido o grau de investimento o Estado poderá continuar subindo sua classificação, que normalmente é atualizada uma vez ao ano.



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL