NOTICIAS

Junta Comercial divulga balanço de registro de empresas no Estado



03/10/2013




Neste segundo quadrimestre do ano, a Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) contabilizou 8.129 empresas constituídas no Estado, o que representa um aumento de 3,93% em relação ao mesmo período do ano passado. A abertura de filiais também teve aumento de 2,16% num comparativo com 2012.


Em todo o estado, são aproximadamente 420 mil empresas registradas. Destas, 236 mil estão com o registro ativo, 132 mil extintas, 37 convertidas em sociedade civil/simples, 2.371 fizeram transferência para outros Estados, 252 canceladas e 369 falidas.


Em relação ao porte das empresas, de janeiro a agosto deste ano foram registradas mais de 17 mil na categoria de Micro Empreendedor Individual (MEI). No total, já estão cadastradas na Juscemat aproximadamente 202 mil MEI, 13.576 Empresas de Pequeno Porte (EPP) e 69.354 consideradas de grande porte.


De acordo com o presidente da Jucemat, Roberto Peron, os números são significativos e a expectativa é que estabilize. “Adquirimos uma nova ferramenta para a Junta Comercial, o Registro Empresarial Integrado (Regin/ Redesim). O sistema eletrônico tem o intuito de facilitar e agilizar os procedimentos na abertura, alterações e baixa das empresas”.


“A Junta Comercial passa a ser a entrada única de documentos para formalização dos atos empresariais. O portal integrador estadual irá facilitar e muito a vida de todos. Nele é possível o empresário ter acesso à receita federal e estadual. A consulta de viabilidade e o requerimento eletrônico proporcionam grandes vantagens, pois o sistema irá disponibilizar, além do requerimento, o enquadramento. As guias de pagamento geram também o contrato padrão”, diz Peron.


Redesim


Desde maio deste ano, Roberto Peron dissemina o projeto Redesim, sistema facilitador para prefeituras e Associações Comerciais de municípios do interior do Estado. Cuiabá e Várzea Grande já estão integradas ao novo sistema. “Estamos realizando o processo de levar a informação aos municípios com a expectativa que todos possam se integrar ao novo sistema. Empresários interessados em abrir, alterar ou dar baixa em uma empresa nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande já poderão realizar todos os trâmites legais via internet”, ressalta Peron.


Além de Cuiabá e Várzea Grande, Rondonópolis pode ser a terceira cidade a integrar o sistema Redesim. O anúncio foi feito pelo Secretário de Indústria, Comercio, Minas e Energia (Sicme-MT), Alan Zanatta, no último dia 6 de setembro, na inauguração do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) no município.


A Junta Comercial é uma autarquia do Estado, vinculada a Sicme-MT.




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL