NOTICIAS

Economistas elevam estimativa de inflação em 2014 e mantêm Selic em 9,75%



02/10/2013




Economistas de instituições financeiras fizeram um ajuste para baixo na perspectiva para a inflação deste ano, mas passaram a ver uma alta maior dos preços em 2014, mostrou pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira (23).

Para este ano, a perspectiva para o IPCA foi reduzida a 5,81% segundo a mediana das projeções, ante 5,82% anteriormente. Mas para 2014 houve elevação da projeção pela terceira semana seguida, a 5,96%, ante 5,90%.

Na última sexta-feira, o IBGE divulgou que a inflação em 12 meses medida pelo IPCA-15 (Ãndice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) ficou abaixo de 6% pela primeira vez neste ano, embora tenha registrado aceleração da alta no mês a 0,27%.

O mercado continua atento aos reflexos da desvalorização do real sobre os preços, e no Focus os economistas baixaram pela segunda vez a expectativa para o dólar no final deste ano, a R$ 2,33, ante R$ 2,35.

Selic

Sobre a taxa básica de juros, as expectativas foram mantidas em 9,75% tanto para o final deste ano quanto para o próximo.

Há um mês, porém, os economistas previam que a taxa básica de juros ficaria em 9,50% em 2013 e 2014.

Com a inflação alta, que chegou a afetar a confiança de consumidores e empresários, o Banco Central passou em abril a apertar a política monetária, tendo já elevado a taxa básica de juros a 9% ao ano.

Na pesquisa Focus, a mediana das projeções dos analistas consultados mostra que a expectativa para a Selic é de nova alta de 0,5 ponto percentual na reunião de outubro do Comitê de Política Monetária (Copom), inalterado ante a última pesquisa. A última reunião deste ano ocorre em novembro.

Já as instituições que mais acertam as projeções no médio prazo, o Top-5 de médio prazo, apontam, pela mediana, expectativa de um maior aperto monetário. A projeção para este ano e para 2014 é que a Selic fique em 10 por cento, inalterado ante a pesquisa anterior




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL