NOTICIAS

Governo do Estado fomenta artesanato de Mato Grosso em Feira Multisetorial



17/09/2013




Com expectativa de R$ 1,2 milhões em volume de negócios e geração de mais de 300 empregos diretos e indiretos, a primeira edição da Feira Multisetorial de Cáceres reúne outros dois grandes eventos, a 2ª Feira de Flores com todas as floriculturas da cidade e também a Feira Itinerante de Artesanato em parceria com o Governo do Estado.

A Feira que teve início na última quinta-feira (12.09), contou com a presença do Secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT), Alan Zanatta, acompanhado pelos deputados, federal Wellington Fagundes e estadual Ezequiel Fonseca e Airton Português, que visitaram os estandes e conversaram com os expositores.

“Esta é uma importante conquista para Cáceres, a Feira serve como uma grande vitrine de negócios para mostrar os produtos e serviços oferecidos na cidade, oportunidade para empresas de vários setores mostrarem o potencial do município. Esperamos que este evento se amplie muito mais e não mediremos esforços para apoiar a realização. Cáceres tem todo o apoio do Governo do Estado, e faremos o possível para movimentar o comércio e a economia da cidade e região”, ressalta o secretário da Sicme, Alan Zanatta.

A Feira vai até o próximo domingo (15.09) e tem previsão de público de 30 a 40 mil pessoas durante os quatro dias de evento, com uma grande estrutura, são dois mil e seiscentos metros quadrados de área coberta, com mais de 80 expositores de vários segmentos, desde alimentícios até a comercialização de móveis e veículos.

O presidente da ACEC, Júnior Trindade, agradeceu o apoio dos parceiros e já faz planos para 2014. “Esperamos que todos tenham ótimos negócios e que no próximo ano façamos uma feira ainda maior com mais de 100 estandes”, disse.

O Governo do Estado está presente no evento através da Feira Itinerante de Artesanato, um projeto que percorre Mato Grosso participando do calendário de eventos dos municípios divulgando a riqueza da nossa cultura e mostrando o trabalho dos artesãos do Estado. “Neste evento em Cáceres foram montados 30 estandes com mais de cinco mil produtos de 60 artesãos do Estado. Uma forma do Governo contribuir com aqueles profissionais que não possuem ateliê para comercializarem seus produtos ou recursos financeiros para participarem de grandes eventos de negócios, desta forma, estimulamos este trabalho tão importante para a geração de emprego e renda nos municípios”, enfatiza o secretário Alan Zanatta.

No local uma equipe de servidores da Sicme também realiza o cadastramento dos profissionais para emissão da Carteira Nacional do Artesão, um documento profissional que além de contribuir com a formalização do trabalho, oferece vários benefícios. “Através do Programa de Artesanato (PAB-MT), o artesão tem direito a isenção na cobrança de ICMS para a comercialização dos produtos, a regulamentação da profissão na Carteira de Trabalho, o cadastramento no INSS, a requalificação em cursos e oficinas de aperfeiçoamento profissional”, explica a coordenadora do PAB, Elvira Costa Leite.

Outro ponto positivo do programa é que o artesão passa a ser assistido pela secretaria através de ações do Governo do Estado. “O profissional quando necessário é encaminhado para acesso ás linhas de crédito e também tem a oportunidade de expor seus produtos em todos os eventos promovidos pela Sicme”, reforça Elvira

Também participaram da abertura do evento as seguintes autoridades: o secretário adjunto da Sicme Valério Gouveia, o superintendente de comércio da Sicme Wilson Pereira, o presidente da JUCEMAT, Roberto Peron, o Prefeito de Cáceres Francis Maris, a Vice-Prefeita Eliene Liberato, os vereadores Alvasir Alencar, Edmilson Tavares e Marcinho Lacerda, além de comerciantes de Cáceres.



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL