NOTICIAS

Crescimento de 6,5% do comércio está condicionado a crédito, salário e inflação



21/09/2011




O volume vendas do comércio acumula variação de +7,3% no ano de 2011 e 8,5% nos últimos 12 meses, segundo números divulgados pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de julho, do IBGE. 

Para a Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que analisou os números da pesquisa, mantendo-se o volume de vendas no atual patamar até o final do ano, o crescimento das vendas do varejo seria de 6,6% - entretanto, espera-se que uma desaceleração das vendas do varejo nos próximos meses. 

“Projetamos para 2011, um crescimento de 6,5% do volume de vendas do varejo, condicionado a uma desaceleração das concessões de crédito, de 17% em julho para 10,3% em dezembro, da massa de rendimentos, de 6,0% para 4,7% e, por último, a inflação medida pelo IPCA, de 6,3% em 2011”, explica Marianne Hanson, economista da Confederação. 

Os resultados da PMC de julho mostram que o volume de vendas dom comércio ampliou-se 1,4% na comparação com junho, na série com ajuste sazonal. Entre atividades analisadas, “móveis e eletrodomésticos” apresentou crescimento de 4,1% no mesmo período de comparação. Entre os resultados negativos, o maior destaque foi a queda de 12,5% do item “Equipamentos e Materiais de Escritório, Informática e Comunicação”, que havia apresentado crescimento expressivo (+11%) no mês anterior. Na comparação com Julho de 2010, o volume de vendas em julho foi 7,1%. 

Na análise por categoria de uso, o destaque positivo continua sendo os “Bens Duráveis", com variação de +1,7% entre junho e julho deste ano e +13,1% entre julho de 2010 e julho de 2011.

“Atribuímos a manutenção das taxas elevadas de crescimento das vendas ao crescimento do emprego e da renda, bem como o desempenho ainda favorável do crédito. No caso dos bens duráveis, destaca-se a deflação de 0,58% no acumulado em 12 meses”, explica Marianne.




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL