NOTICIAS

Manoel Dias abre 1º feirão de oportunidades para deficientes no RS



29/08/2013




Na abertura da 1º Feira de Oportunidades para Pessoas com Deficiência, realizada no Sine de Porto Alegre (RS), nesta terça-feira (27), o ministro do Trabalho e Emprego, Manuel Dias, ressaltou que o “MTE está indo para as ruas ouvir a população a partir das manifestações ocorridas, e que o Órgão prioriza o dever de qualificar e dar acessibilidade a tecnologia na área das Pessoas com Deficiência, melhorando a qualidade de vida”.

Com o tema “Desafiando limites, diminuindo diferenças”, a 1ª feira de oportunidades tem como objetivo fortalecer os direitos dos PCDs e facilitar sua inserção no mercado de trabalho e, até quarta-feira (28), trabalhadores com deficiência estão sendo cadastrados no local para encaminhamento a empregos pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Acompanhado do superintendente regional do Trabalho no RS, Heron de Oliveira, e do secretário de Trabalho no Estado, Pompeo de Mattos, o ministro recebeu cumprimentos da população e deu continuidade à sua agenda no estado. Pela manhã reuniu-se na SRTE/RS com servidores e realizou visitas à Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS) e ao Ministério Público do Trabalho. O ministro reuniu-se ainda com representantes do Sindicato dos Contabilistas, entidades de qualificação profissional e também com a secretária de Políticas para Mulheres do município de Porto Alegre, Walesca Vasconcellos.

No período da tarde, conversou com presidentes das Centrais Sindicais que pediram ao ministro à redução da jornada de trabalho semanal e a criação de novas vagas para o concurso de Auditor Fiscal do Trabalho, entre outras reivindicações.

Expointer 2013 – Na segunda-feira (26), o ministro visitou a Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer 2013), em Esteio. A SRTE/RS, em parceria com o FEPETI-RS, Conselho Tutelar e a Assistência Social de Esteio, mantém na Expointer um espaço, próximo ao pavilhão internacional do parque, dedicado a proteção da criança e adolescente. No espaço, servidores auxiliam os visitantes no esclarecimento de dúvidas e recebimento de denúncias sobre a ocorrência de trabalho infantil.

A Superintendência realiza também uma série de atividades relacionadas à Erradicação do Trabalho Infantil: no dia 27, em parceria com Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil – FEPETI-RS, acontece uma atividade de sensibilização do público sobre a temática com a distribuição de material informativo e, no dia 28, participa de encontro promovido pela FAMURS, com o objetivo de informação e sensibilização dos prefeitos sobre o trabalho infantil.

Além disso, a Fiscalização do Trabalho da SRTE-RS também está realizando inspeções, através de equipes de Auditores-Fiscais do Trabalho, com o objetivo de combater a exploração do trabalho infantil durante a realização do evento




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL