NOTICIAS

Comissão de representantes sindicais toma posse nas obras do Estaleiro e Base Naval de Itaguaí (RJ)



19/08/2013




Nesta segunda-feira (19/8), às 14h, será empossada a comissão de representantes sindicais da obra do complexo Estaleiro e Base Naval (EBN) localizado em Itaguaí/RJ, que está sendo construído pela Construtora Norberto Odebrecht para a Marinha do Brasil. A instalação da comissão, uma iniciativa prevista no Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção, vai beneficiar cerca de 3,7 mil trabalhadores, que passarão a contar com representantes no próprio canteiro para tratar de suas demandas junto à empresa.

A cerimônia será realizada no canteiro de obras do Estaleiro (Ãrea Sul), com a presença dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Manoel Dias (Trabalho e Emprego), além de representantes do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção, Mobiliário e Montagem de Nova Iguaçu (Sintracomm).

O Estaleiro e Base Naval (EBN) integra o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que também conta com a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem), inaugurada em março de 2013. De acordo com a Odebrecht, as obras foram iniciadas em 2009 e têm previsão de término para 2017. O Prosub foi criado para a produção do primeiro submarino brasileiro de propulsão nuclear e de mais quatro submarinos convencionais diesel-elétrico, após acordo de transferência de tecnologia firmado em 2008 entre Brasil e França.

Grandes empreendimentos já têm comissões de trabalhadores - Com a comissão empossada nesta data, já são 22 as comissões de trabalhadores instaladas em todo o país: Usina Hidrelétrica de Jirau (3 comissões); Usina Hidrelétrica de Santo Antônio (uma comissão); Refinaria Paulínia (uma comissão); Arena das Dunas (uma comissão); Teles Pires (uma comissão); empreendimento habitacional Parque das Ãguas (uma comissão); Mina Conceição (uma comissão); Tanques 3 – Petrobras (uma comissão); Residenciais Top Taguatinga e Top Taguatinga II (uma comissão); Residenciais Parque Paradiso, Piazza San Pietro e Piazza Navona (uma comissão); Comperj (oito comissões); Residenciais Sun Castle e Sun Palace (uma comissão); Estaleiro e Base Naval – EBN (uma comissão). Atualmente, 28 obras integram o Compromisso Nacional para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção.

Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção

A representação sindical, uma das principais diretrizes do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção, tem como objetivo a ampliação do diálogo entre trabalhadores e empregados em todos os níveis, com base na negociação, na troca de informações e na consulta, no sentido de buscar soluções para os problemas específicos de cada obra em relação a processos de trabalho, mudanças organizacionais e condições contratuais, entre outras questões. Além da representação sindical, o Compromisso Nacional prevê a instalação de comissões de saúde e segurança, e ações para aprimorar o recrutamento, a contratação, e a qualificação da mão-de-obra.




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL