NOTICIAS

Seminário discute Convenção de Minamata



14/08/2013




O auditório da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), em São Paulo, ficou lotado durante o Seminário de Atualização sobre o Mercúrio realizado nos dias 6 e 7 da semana passada. Na ocasião foram discutidos os impactos, as propostas e estratégias para a implementação da Convenção de Minamata no Brasil. Os participantes do Seminário também fizeram um balanço das discussões nacionais e internacionais, em curso, relacionadas com o Mercúrio.

A Convenção de Minamata, que aborda o controle, restrição, e em alguns casos o banimento do Mercúrio de ambiente de trabalho, foi aprovada em Genebra, na Suíça, em janeiro de 2013, durante a 5ª Reunião promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e será assinada em outubro, no Japão. Cerca de 140 países participaram da discussão. A delegação brasileira contou com a participação do engenheiro químico e de segurança da Fundacentro, Fernando Sobrinho, que também participou da organização o evento.

Ao destacar a participação “ativa” de Fernando Sobrinho no Seminário nas discussões internacionais sobre a matéria, a diretora técnica da Fundação, Hilda Alevato, ressaltou: “Temos que refletir sobre os impactos do uso do mercúrio, que envolve todo o ciclo de vida. É preciso que se conheçam os riscos e se tomem atitudes para a proteção dos trabalhadores e da população em geral”, afirmou.

Efeitos – Conforme destaca o especialista em toxicologia e médico da Fundacentro, Tarcísio Buschinelli, a exposição ao Mercúrio afeta os rins e o sistema nervoso central e pode causar lesões na córnea, mucosas e pulmões, “podendo levar a morte por insuficiência respiratória”, alerta




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL