NOTICIAS

MTE investe em programas para juventude



14/08/2013




De acordo com dados do de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, o Ministério do Trabalho e Emprego qualificou, desde 2005, cerca de 1.950 mil jovens e inseriu aproximadamente 1500 mil jovens no mercado de trabalho. Pelo Projovem Trabalhador, de 2007 para cá, foram qualificados pelo menos 650 mil e inseridos 200 mil jovens no mundo do trabalho.

Especificamente pela Aprendizagem, desde 2005, um total de 1,3 milhão de jovens foram alcançados pelo programa, sendo que, de janeiro a maio de 2013, foram mais de 142 mil jovens admitidos em mais de 85 mil ocupações administrativas.

Segundo o diretor do departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego, Josbertini Virginio Clementino, a grande maioria do desemprego está concentrado na juventude, principalmente entre os adolescentes-jovens, com idade entre 15 e 17 anos.. “Temos uma preocupação especial com esse público, pois o emprego entre os jovens entre 15 e 17 anos é mais forte, chegando a 24%, quatro vezes maior que a média do desemeprego nacional, que é de 6%“, ressalta.

Josbertini destaca a importância do Estatuto da Juventude, que foi instituído pela presidenta Dilma Roussef e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE.
“O Ministério do Trabalho e Emprego tem investido em políticas públicas de juventude e executado programas que têm como finalidade qualificar e promover a inserção de jovens no mercado de trabalho como o Projovem Trabalhador, que é desenvolvido em parceria com os estados e municípios, com a finalidade de preparar e intermediar a mão-de-obra juvenil para o mercado de trabalho formal, além de fomentar novas oportunidades de geração de renda.

O diretor também destaca a Lei da Aprendizagem, que obriga empresas a contratar jovens entre 14 e 24 anos e portadores de necessidades especiais sem limite máximo de idade. Somente no ano passado foram admitidos cerca de 286 mil jovens por força da Lei da Aprendizagem. O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho, tem fiscalizado a aplicação da Lei.

Exposição – Para celebrar o Dia Internacional da Juventude, o Departamento de Políticas de Emprego para Juventude está realizando, no túnel de acesso ao prédio anexo do MTE (2º andar, do Ed. Sede), uma exposição sobre as políticas para a juventude do governo nos últimos anos. Na quarta-feira, o ministro Manoel Dias faz a inauguração do espaço.

Veja entrevista e artigo do diretor da DPJ, Josbertini Clementino sobre o Dia Internacional da Juventude no blog do trabalho e no youtube:
http://blog.mte.gov.br/trabalho/home.htm
http://www.youtube.com/watch?v=98l13Ttb02U&feature=youtu.be

Conheça o Estatuto da Juventude, sancionado pela Presidência no último dia 06/08/2013: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL