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Vendas para o Dia dos Pais deverão registrar crescimento menor em 2013



07/08/2013




Assim como nas demais datas comemorativas do varejo já ocorridas em 2013, o próximo Dia dos Pais deverá registrar um crescimento menor das vendas. A expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que o setor apure alta de 4,9% no faturamento real em relação ao mesmo período do ano passado – a menor taxa de crescimento desde 2009 (+4,7%). O Dia dos Pais, que em 2013 deverá movimentar R$ 3,2 bilhões em vendas, disputa com o Dia das Crianças o posto de terceira data comemorativa mais importante do varejo brasileiro.

Todos os segmentos normalmente afetados por essa data comemorativa deverão registrar taxas de variação menores neste ano. Os ramos de hiper e supermercados (+2,0%) e de vestuário e calçados (+3,2%) deverão responder por mais da metade (59%) das vendas voltadas para o Dia dos Pais. Com a desvalorização do real e o encarecimento do crédito, o segmento de informática e comunicação deverá registrar queda estimada de 5,9%. Outros ramos que costumam se destacar nesta época do ano são os de móveis e eletrodomésticos, com previsão de crescimento de 7,5%, além de livrarias e papelarias (+0,8%).
Embora a inflação no comércio varejista venha perdendo fôlego nos últimos meses, a ausência dos incentivos fiscais que ainda vigoravam nesse mesmo período do ano passado e os sinais de acomodação do mercado de trabalho no ano corrente podem ser apontados como fatores adicionais para explicar a desaceleração das vendas




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