NOTICIAS

Manoel Dias fala sobre geração de emprego no Bom Dia Ministro



29/07/2013




O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou na manhã desta sexta-feira (26) do programa Bom Dia Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Direto do estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília, ele falou com rádios de Norte a Sul do país sobre a geração de emprego com carteira assinada, o Trabalho Decente, as políticas do governo federal voltadas para o trabalho de jovens e a realização da Conferência Global sobre o Trabalho Infantil em outubro deste ano. 

Manoel Dias destacou o crescimento do emprego com carteira assinada e a elevação do salário médio verificada este ano. “Nos últimos dez anos foram gerados 19,3 milhões de empregos. Acreditamos que no decorrer deste ano, alcançaremos 5 milhões de novos empregos só no governo Dilma”. No primeiro semestre de 2013 os salários de admissão apresentaram um aumento real de 1,70%, passando de um valor de R$ 1.072,33 em 2012 para R$ 1. 090,52 em 2013.

O ministro frisou que o crescimento do emprego é uma realidade, salientando que há solidez nesta evolução positiva das vagas com carteira assinada. “O Brasil está conseguindo se isolar dessa crise que afeta o mundo. Vamos crescer e crescer mais, isso não é ser otimista, é uma projeção realista diante da conjuntura atual”. 

Em relação à qualidade do emprego que está sendo gerado no Brasil, Manoel Dias disse que tanto na reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em junho deste ano, quanto na reunião de Ministros do Trabalho do G20, na Rússia na semana passada, houve reconhecimento de que o Brasil é um dos países que mais tem investido em políticas de Trabalho Decente. 

O ministro abordou a política de empregos para juventude, destacando que o governo federal está empenhado em melhorar a qualificação profissional dos jovens. “No Brasil, temos hoje um dos melhores índices de emprego da história, agora, estamos voltados para a política de qualificação dos jovens". De acordo com Manoel Dias, o esforço do Ministério do Trabalho e Emprego é para que o trabalhador receba qualificação. “Estamos fazendo um esforço pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissional) e o Projovem Trabalhador para que o brasileiro receba qualificação e melhore o seu salário”. 

Trabalho Infantil – Manoel Dias explicou os principais objetivos da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil que o Brasil sediará pela primeira este ano. Segundo ele, o evento será uma oportunidade para o Brasil aprofundar o debate sobre o trabalho infantil, já que o encontro acontecerá três anos antes do prazo estipulado pelas metas do milênio para eliminação das piores formas de trabalho infantil no mundo, em 2016. “Sairemos dessa reunião com novos projetos, a soma é o que acrescenta", afirmou Dias. 

A III Conferência Global sobre Trabalho Infantil  acontecerá entre os dias 8 e 10 de outubro em Brasília e tem por objetivo discutir os avanços no combate à exploração de mão de obra de crianças e adolescentes e os desafios para a eliminação das piores formas de trabalho infantil.




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL