NOTICIAS

Ministro se reúne com secretário americano



23/07/2013




Na manhã desta sexta-feira (19), durante a Reunião Ministerial do G-20, em Moscou (Rússia), o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, se reuniu com o secretário em exercício do Trabalho dos Estados Unidos, Harris Seth David. Os representantes dos dois países destacaram a importância do G-20 assumir maior responsabilidade na liderança de uma estratégia global de promoção do emprego, com apoio da OIT.

O secretário americano felicitou Manoel Dias por estar à frente da pasta do Trabalho no Brasil e elogiou o modelo de políticas públicas implementadas pelo governo brasileiro no processo de enfrentamento da crise econômica e financeira internacional, além dos avanços alcançados na geração de postos de trabalho e ampliação da proteção social no país.

O problema do desemprego entre os jovens, com destaque aos programas de aprendizagem e da transição escola/trabalho desenvolvidas pelos dois países, foi um dos temas tratados no encontro. Eles trocaram impressões sobre o processo de implementação do Memorando de Cooperação bilateral em matéria de trabalho e emprego firmado entre os dois países em 2012.

Para os representantes, a jornada bilateral, realizada em outubro de 2012 no Brasil e que buscou promover a cooperação hemisférica em questões de trabalho e reforçar a cooperação em matéria de trabalho teve um papel importante e muito positivo.

O objetivo da jornada foi garantir o crescimento econômico equitativo, apoiar a prosperidade amplamente compartilhada e focar áreas de desafio, incluindo a promoção do emprego, o provimento da proteção social, a proteção dos direitos dos trabalhadores e o fortalecimento do diálogo social, em conformidade da Agenda Hemisférica de Trabalho Decente. Em comum acordo, decidiram aproveitar a reunião dos grupos de trabalho da Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho, prevista para setembro 2013, para realizar o segundo seminário no marco da cooperação bilateral.

Na oportunidade, Manoel Dias reforçou o convite ao secretário americano para participação dos Estados Unidos na III Conferência Global sobre o trabalho infantil a ser realizada no Brasil em outubro próximo. Harris David garantiu uma forte delegação presente na Conferência Global declarando que o seu país está “disposto a cooperar com o Brasil no que for preciso para assegurar o sucesso da Conferência”.




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL