NOTICIAS

EXPANSÃO: Previdência cumpriu meta do PEX em quatro estados



16/07/2013




A Previdência Social já entregou todas as agências novas previstas pelo Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) nos estados do Piauí, Mato Grosso do Sul, Amapá e Tocantins. Lançado em 2009 com a previsão de construir 720 novas agências em municípios de todo o país com mais de 20 mil habitantes, o PEX já teve 271 unidades inauguradas, sendo 37 em 2013.

No Piauí, o PEX previu a construção de 11 agências novas. Todas já foram entregues. A última unidade foi inaugurada no município de Luís Correia no inicio deste mês. Já no Mato Grosso do Sul, foram construídas duas unidades. Ambas já estão em funcionamento. No Amapá, dois municípios foram beneficiados pelo PEX e, no Tocantins, foram instaladas duas novas agências. Além de ter mais de 20 mil habitantes, outro requisito para um município ter sido incluído no PEX foi a ausência de unidade do INSS para realizar o atendimento Previdenciário.

As novas agências estão sendo construídas em parceria com o Poder Executivo local. Os terrenos para a construção das unidades estão sendo doados pelas prefeituras. Alguns deputados federais e senadores também estão colaborando alocando recursos orçamentários para as obras. As novas agências estão sendo equipadas dentro dos padrões de segurança e acessibilidade para atender com presteza ao cidadão que procura a Previdência Social.

Atualmente, a Previdência possui 1.405 agências fixas espalhadas pelo país para atender a população. Além das agências, existem cinco barcos itinerantes, espécies de agências móveis, que levam o atendimento previdenciário para populações ribeirinhas na região Norte. Com as agências do PEX e a recuperação de outras unidades, a meta é ampliar para 1.830 o número de municípios brasileiros com uma unidade de atendimento da Previdência Social



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL