NOTICIAS

Mato Grosso é confirmado como porto seguro para grandes investimentos



05/06/2013




O Estado de Mato Grosso manteve sua classificação de risco (rating) positiva para atração de investimentos segundo a Standard & Poor¿s. Na avaliação da agência, emitida nesta segunda-feira (03.06), as finanças estaduais devem continuar equilibradas nos próximos anos. Para os analistas, o percentual de comprometimento da receita corrente líquida com o custeio da dívida pública deve permanecer em uma escala inferior a 10%, e o investimento em infraestrutura que está sendo realizado, somado a novas obras já previstas, deve contornar o problema de logística enfrentado pela produção agroindustrial.

"Este novo relatório traz um pouco das ações que desenvolvemos em nossa gestão frente ao Governo do Estado, mostrando aos investidores do mundo que estamos trabalhando muito para resolver nosso problema de logística, que possuímos um bom ambiente de negócios. Temos sido procurados por empresas internacionais que querem investir no Brasil. Elas buscam informações sobre todos os Estados, e a classificação positiva da Agência Standard & Poor's é importantíssima na escolha final de onde estas empresas vão se instalar. Mato Grosso tem feito o máximo para garantir uma maior diversificação de nossa matriz econômica", destacou o governador Silval Barbosa.

O relatório aponta que o cenário estadual é muito favorável, tendo em vista a perspectiva da aproximação da Copa do Mundo de Futebol e consequente aceleração das obras em curso.

Para o secretário de Fazenda de Mato Grosso, Marcel Souza de Cursi, a manutenção do equilíbrio fiscal e econômico do Estado é fundamental para esta classificação positiva. "Os analistas da Standard & Poor¿s destacaram que o Tesouro estadual tem desenvolvido ações fortes para redução na despesa de custeio, ação que possibilita maiores investimentos públicos nas áreas sociais, como segurança e educação. Na esfera da receita pública, o texto apontou as modernizações aplicadas principalmente sobre o setor agropecuário e que resultaram no aumento da arrecadação, na solidificação de receitas próprias", pontuou.

Outro ponto da análise internacional sobre as finanças de Mato Grosso reforçou a importância do processo de renegociação de parte da dívida pública junto à União. "O texto mostra a operação realizada junto ao Bank of America, onde, aliada a ações planejadas de pagamento, saímos de um comprometimento de aproximadamente 17% de nossas receitas com o serviço da dívida pública em 2012 para os atuais 10%. A agência detalhou este processo e inclusive cita que a negociação teve autorização tanto do Poder Executivo como Legislativo nacional para se concretizar, tornando-se uma referência para o refinanciamento de dívida pública por meio do mercado de capitais", ressaltou o economista e secretário-adjunto Executivo do Núcleo Fazendário, Vivaldo Lopes.

Segundo ele, é a junção de uma política fiscal moderna e equilibrada, com a redução do peso da dívida pública nas finanças estaduais, que deve garantir a liberação de recursos para mais investimentos na infraestrutura do Estado.

RECONHECIMENTO

Mato Grosso é o primeiro Estado da região Centro-Oeste a possuir o reconhecimento de uma agência internacional de classificação de risco, na verdade, duas. "Além da Standard & Poor¿s, que nos classificou em BBB-, a agência Moody´s atribuiu a Mato Grosso o índice Baa3, considerado extremamente positivo pelo mercado. No Brasil, somente os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro possuem este tipo de certificação internacional. Em termos de prefeituras, o mesmo somente foi obtido por São Paulo e Belo Horizonte", detalhou Vivaldo.

RATING

Classificação de Risco (rating) é a opinião de uma agência especializada de classificação de riscos sobre a capacidade de um País, Estado ou empresa de saldar seus compromissos financeiros. As notas atribuídas apontam para um maior ou menor risco da ocorrência de um "default", ou seja, de suspensão de pagamentos.

Para tanto, os especialistas dessas agências avaliam a situação financeira, as condições do mercado mundial e a opinião de especialistas da iniciativa privada, fontes oficiais e acadêmicas. Mato Grosso foi considerado pela Standard & Poor's um 'bom pagador', lhe conferindo o grau de investimento. Trata-se de um selo de qualidade que indica baixíssimo risco de calote. Uma vez recebido o grau de investimento o Estado poderá continuar subindo sua classificação. Normalmente é atualizada anualmente.



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL