NOTICIAS

Projeto Xique Xique vai beneficiar 12 mil famílias



27/05/2013




Projeto Xique Xique vai beneficiar 12 mil famílias

Economia Solidária pretende identificar entidades e reconhecer práticas de comércio justo e solidário como instrumento para a inclusão social e geração de trabalho e renda

Brasília, 27/05/2013 - O projeto Xique Xique pretende contribuir coletivamente com o movimento da economia solidária e do comércio justo em todo o território brasileiro, desenvolvendo ferramentas que possam colaborar com a implantação do Sistema Nacional do Comércio Justo no país. Ao todo serão beneficiados cerca de 3 mil empreendimentos e 12 mil famílias.

Pelo projeto Xique Xique, a Economia Solidária pretende identificar entidades e reconhecer práticas de comércio justo e solidário como instrumento para a inclusão social e geração de trabalho e renda, oportunizando a inserção produtiva às famílias beneficiadas no Plano Brasil Sem Miséria por meio da organização de empreendimentos econômicos solidários.

A 1º Semana Mundial de Economia Solidária, que acontece de 27 a 31 de maio no Hotel Windsor em Copacabana, vai transformar o Rio de Janeiro na Capital Mundial do Comércio Justo e Solidário. Serão várias entidades de economia solidária de várias partes do mundo praticantes do comércio justo que vão trocar experiências e realizar negócios. Inédito no país, a 1ª Semana é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, da Plataforma Brasileira de Comércio Justo (Faces do Brasil) e da World Fair Trade Organization (WFTO), e conta com apoio da prefeitura do Rio de Janeiro.


O objetivo do evento é possibilitar a interação, a troca de tecnologias e conhecimentos com a intenção de provocar mudanças na forma de comercializar e negociar, possibilitando a abertura de novos mercados.

Comércio Justo - Comércio Justo, na concepção da Economia Solidária significa criar oportunidades para pequenos produtores economicamente desfavorecidos, promover transparência nas relações comerciais, ter prática comercial justa e equitativa, não permitir o trabalho infantil ou forçado, garantir boas condições de trabalho e igualdade de gênero, capacitação, promoção do comércio justo e o respeito ao meio ambiente. Todos visam reduzir a pobreza ao promover os pequenos produtores.

Os princípios do movimento envolvem 2,5 milhões de pequenos produtores e trabalhadores de aproximadamente três mil organizações globais O Brasil foi escolhido pelos organizadores da WFTO para sediar o evento, por ser o único país no mundo com política pública no gênero (Decreto No. 7358 de 27/11/2010).
Site da 1ª Semana: http://comerciojusto.mte.gov.br/senaes/programacao/




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL