NOTICIAS

Empresas estruturadas, trabalhadores diferenciados



02/05/2013




Há quem diga que quando uma empresa se torna um ótimo ambiente para trabalhar os funcionários levam esse prêmio por toda a carreira. Tornam-se pessoas mais parceiras, mais confiáveis e confiantes, e realmente colocam suas expertises a favor das organizações, seja na produtividade, ou auxiliando a identificarem caminhos para o desenvolvimento, até mesmo de novas ferramentas em níveis de gestão, para potencializar o sucesso de um empreendimento no mercado. Tornam-se colaboradores diferenciados, os quais ninguém quer abrir mão na formação da equipe. Vestem realmente a camisa.

Hoje, o reconhecimento de um trabalhador pelo bem que a empresa faz a sua vida, tem levado também os negócios ao pódio. Basta lembrar que hoje muitos empresários contratam empresas especializadas para tornarem o ambiente corporativo reconhecido por seus funcionários. Não é raro notícias de empreendimentos ganhando prêmios, e se destacando na mídia no ranking “Melhores empresas para Trabalhar”.

Para tudo existe uma via de mão dupla. Ora a empresa dá o seu melhor, ora o trabalhador oferece o que tem de excelência. Hoje é comum abrirem-se inscrições para programa de trainee, em diversas áreas, a exemplo de marketing, tecnologia de informação, finanças, compras, logística. Para ingressar num emprego de boa qualidade, é preciso estar habilitado.

Não se pode nos dias de hoje ter somente o diploma. Ter nível superior já não é garantia de admissão. Existem muitas outras exigências, mesmo porque é fato comprovado, de que 38% dos universitários são analfabetos funcionais, pois não dominam habilidades básicas de leitura e escrita, segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf). No processo seletivo de jovens para o mercado de trabalho, as empresas se preocupam com vários requisitos, além da formação superior: curso, inglês em nível intermediário, bons conhecimentos em informática e até mesmo disponibilidade para viagens e mudança de cidade imediata. Isso sem contar com facilidade de comunicação, interesse por constantes desafios, respeito ao próximo, postura ética, simplicidade, ousadia e crença na importância de valorizar as pessoas, dentre outras habilidades.

Empresas com bons planos estruturados de acompanhamento de seu colaborador, com treinamentos técnicos, comportamentais e estágios práticos também querem os melhores. Há menos de uma semana será comemorado o Dia do Trabalhador. É mais uma oportunidade, portanto, para que haja reflexões neste sentido. Eu posso dizer que acima de tudo eu sou contemplado nesta data, sou um trabalhador. Se tiver que atuar no operacional, eu atuo, e se for no estratégico igualmente. Muitas vezes temos que ser multifuncionais, e com isso conquistar até mesmo a flexibilidade no ambiente corporativo, sendo ora protagonistas, ora antagonistas, mas sendo principalmente bons nos papéis que desempenhamos. Pense nisso.

Pedro Nadaf é secretário Chefe da Casa Civil e presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-MT. E-mail: p.nadaf@terra.com.br

Fonte: Fecomércio-MT.




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL