NOTICIAS

3 tipos comuns de empreendedores



22/04/2013




O sucesso de uma pequena empresa depende de vários fatores. A economia, o setor e a atitude do empreendedor influenciam o caminho que o negócio vai tomar. Há, no entanto, algumas características especiais que falam mais alto, especialmente no começo do projeto.

Para Thiago de Carvalho, coordenador do centro de empreendedorismo do Insper, os bons empreendedores são humildes o suficiente para reconhecer que não podem fazer tudo sozinhos. “A dificuldade é saber o que você não tem, aceitar isso e buscar quem possa complementar”, explica.

Pensando assim, Carvalho destacou três características comuns a empreendedores de sucesso e que costumam aparecer como predominantes em certos casos. Vale lembrar que o conjunto dessas características deve ser encontrado na equipe, caso o empresário não reúna todas.

1. O técnico

Muita gente diz que abrir um negócio na área que você domina aumenta as chances de sucesso. Alguns empreendedores dominam tanto suas habilidades técnicas que fazem o negócio virar realidade rapidamente. “O Bill Gates é um exemplo. Ele começou com a parte técnica e tinha muita experiência de programação”, diz.

Quem tem essa característica como mais forte precisa encontrar alguém que possa compensar na parte de gestão do negócio.

2. O gestor

O perfil gestor é aquele capaz de controlar uma empresa nova ou já em andamento. Este é o empreendedor preocupado com a gestão de pessoas, o bem estar dos envolvidos no negócio e, claro, as finanças.

Neste caso, nem sempre o empresário tem uma ideia genial, mas é capaz de executá-la muito bem. Para compensar, é bom encontrar um sócio que entenda a parte técnica.

3. O visionário

O terceiro tipo seria o do empreendedor quase nato, aquele que enxerga oportunidade em todos os lugares. “Ele tem uma busca por direcionamento dele mesmo, para ir atrás das coisas. Tem motivação”, diz Carvalho.

Esse empreendedor sabe identificar espaços e oportunidades no mercado e pensar em soluções. Para ele, é importante juntar um sócio de gestão e um técnico para fazer o negócio decolar.

Fonte: Exame.




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL