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4 dicas de baixo custo para ganhar visibilidade no mercado



19/04/2013




Uma dificuldade comum a quase toda empresa que está começando é a verba curta. Com tantas coisas para investir, às vezes falta verba para um ponto crucial: a divulgação do negócio. Uma boa notícia: é possível fazer propaganda de seu negócio sem gastar com publicidade.

Como? Há diversas maneiras de fazer seu nome se espalhar usando o bom e velho “boca a boca”. A rede social de moda Fashion.me cortou o gasto com anúncios desde o começo de sua história e mantém essa política até hoje.

“Praticamente nunca gastamos em publicidade e, quando gastamos, não tivemos resultado”, diz Flávio Pripas, cofundador da Fashion.me. Alguns esforços para propagar a rede social tiveram custo zero e outros foram mais baratos do que publicidade. Mas todos trouxeram resultados. Veja quais foram eles e aproveite as ideias para aplicar na sua startup:

Interações com o público em outras redes sociais
Visite os espaços frequentados por seu público-alvo e converse com ele. Busque por blogs e fanpages de assuntos relacionados ao seu serviço e fale discretamente sobre ele. “Fazíamos comentários em blogs de moda de forma contextual, remetendo ao nosso site e isso fez com que chegássemos a aproximadamente 10 mil visitantes únicos por dia”, afirma Pripas.

Parcerias
A ideia é mais ou menos esta: eu falo de você e você fala de mim. Mas é claro que o parceiro deve ter o mesmo foco de público e objetivos parecidos com os seus. No caso da Fashion.me, as parcerias são feitas com publicações especializadas e marcas de roupas e acessórios.

Curadoria de Conteúdo
Trocando em miúdos, a curadoria consiste em coletar, filtrar e classificar informações para um determinado grupo. Com a infinidade de informações que a internet traz sobre cada assunto, fazer uma triagem desses textos e apresentá-los de uma forma organizada, pode ajudá-lo a ser referência no assunto. Nesse caso, referência em moda.

Investimento em Relações Públicas
Profissionais para fazer o meio de campo entre a empresa e a mídia podem ajudar muito a emplacar a startup em veículos de comunicação, o que pode tornar o nome conhecido, embora não necessariamente traga novos clientes. “Ao longo do tempo investimos em RP, o que trouxe bastante retorno institucional. Já em número de usuários, o retorno foi pequeno”, conta Pripas.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios.




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