NOTICIAS

Governo federal lança projeto para capacitar empreendedores



20/03/2013




O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) anunciou nesta segunda-feira (18) a criação de um projeto para capacitar empreendedores, sobretudo os que estão à frente de empresas inovadoras. A plataforma online InovAtiva terá como objetivos aumentar o fluxo de empresas preparadas para receber investimento de capital de risco, facilitar o acesso às ferramentas necessárias para a inovação e fornecer mentoring e coaching com empreendedores de sucesso. O programa é uma iniciativa do MDIC, com a realização da Endeavor e o apoio da consultoria McKinsey&Company. O público-alvo serão empresas com até R$ 3,6 milhões de faturamento anual.

O anúncio foi feito por Nelson Akio Fujimoto, secretário de Inovação do MDIC, durante o primeiro dia do Congresso Global de Empreendedorismo (GEC 2013), evento internacional que ocorre até 21 de março no Rio de Janeiro. O processo seletivo para o InovAtiva acontecerá entre 15 de maio e 5 de julho e vai recrutar 300 empresas, que participarão de cursos online, com vídeos e ferramentas como Business Model Canvas, além de fóruns de discussão sobre negócios. Todos receberão feedback de especialistas para identificar pontos positivos e negativos na empresa.

Para a segunda fase serão selecionadas 50 empresas, que participarão de workshops e receberão mentoria e sessões de coaching, o que também deverá estimular o networking com investidores e outros empreendedores. Para avançar à fase seguinte, os participantes farão apresentações online (pitches) de três minutos.

Das 50 empresas da segunda fase, 20 passarão pelo funil para a terceira. Esses negócios contarão com acompanhamento individualizado da consultoria McKinsey&Company e ao final do processo farão uma apresentação de 10 minutos a uma banca de especialistas e investidores. O final deste ano de projeto-piloto está previsto para 13 de novembro.

Com essa iniciativa, o MDIC espera resolver alguns desafios, como o de fornecer material adequado a empreendedores inovadores, dar capacitação de qualidade a quem está fora das capitais e aumentar o networking dos empreendedores com grandes empresas, entidades de classe e investidores anjo. Outra consequência poderá ser a ampliação do acesso a linhas de financiamento públicas para empresas que não são alvos primários de investidores estrangeiros.

A partir do projeto, o governo espera ter mais base para criar variações no próximo ano, que podem incluir a regionalização (como um projeto apenas uma das regiões brasileiras, por exemplo) e a setorização (com empresas de apenas uma área de atuação, como biotecnologia), dependendo as necessidades identificadas neste ano.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.inovativabrasil.com.br.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios.




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL