NOTICIAS

MT recebe ato que marca a emissão de 5 bilhões de NF-es no Brasil



12/11/2012




Mato Grosso foi escolhido para receber o ato comemorativo pela emissão de cinco bilhões de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-es) no Brasil, realizado nesta sexta-feira (09.11) durante a abertura do III Seminário Internacional de Administração Tributária dos Estados Brasileiros (Siate). A comemoração seguiu com a entrega simbólica de um troféu pelo coordenador geral do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), Eudaldo Almeida, ao secretário executivo do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (Ciat), Márcio Verti.

O cálculo de NF-e é realizado somente com as notas autorizadas. Ele é feito diariamente e não considera as notas que foram canceladas ou denegadas. Aproximadamente, 900 mil contribuintes atuam com NF-e no Brasil.

¿Ficamos contentes deste prêmio ter sido entregue em Mato Grosso. Fizemos grande esforço e fomos pioneiros na obrigação da NF-e para a grande maioria dos contribuintes. O que no começo foi visto como um problema, hoje é encarado como uma ferramenta de trabalho excepcional pelo empresário e profissionál da área¿, destacou o secretário de Fazenda da Mato Grosso, Marcel Souza de Cursi.

Além de agilizar e facilitar as operações comerciais, a Nota Fiscal Eletrônica tem se mostrado como um instrumento de combate à evasão tributária. Segundo levantamento realizado pela Sefaz, ficou constatado que a arrecadação do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em empresas mato-grossenses obrigadas a utilizar o documento eletrônico teve incremento em percentual maior que o auferido em estabelecimentos não sujeitos à exigência do Fisco.

Em média, a arrecadação do imposto pelas empresas obrigadas a emitir a NF-e aumentou em 30% em relação a quando ainda não estavam sujeitas à exigência. Já a arrecadação em estabelecimentos não obrigados teve aumento de 14%. O documento eletrônico possibilita o acompanhamento em tempo real das operações, assim como um intercâmbio mais efetivo de informações entre as administrações tributárias, nas esferas federal, estadual e municipal.

O Projeto da NF-e é uma iniciativa da Receita Federal em parceria com as Secretarias de Fazenda dos Estados, organizadas no Encat, empresas e entidades voluntárias. Integra o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), projeto com investimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010).
 
Versão para impressão!   Enviar Notícia!
Enviada por: Daniel Dino e Ligiani Silveira - ASC/Sefaz-MT em 09/11/2012 13:48:17
E-mail: Ouvidoria



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL