NOTICIAS

Parceria entre Cepromat e Telebras viabiliza banda larga em MT



27/08/2012




Mato Grosso está próximo de implantar o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) do governo Federal. Por esse motivo, técnicos do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) desenvolveram uma minuta com plano de trabalho a ser realizado pelo órgão juntamente com a Telebras. A consolidação será realizada em reunião entre as equipes, a ser marcada nos próximos dias, na sede da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo – Fifa 2014 (Secopa), em Cuiabá.

O documento, que em princípio, busca atender ao projeto da Copa em Cuiabá, visa delimitar atividades, responsabilidades e valores do projeto, tanto para a empresa mato-grossense como para a Telebras. O termo de cooperação é fruto da parceria firmada, no início deste mês, junto ao governo do Estado, viabilizado pelo governador Silval Barbosa e pelo vice-governador Francisco Daltro.

De acordo com o Diretor de Relacionamento com o Cliente do Cepromat, Luciano Bigatão, servidor designado para esta atividade, o projeto Infovia (rede de comunicação de dados), que faz parte dos serviços da empresa, tem como objetivo expandir a malha de fibra ótica já existente em Cuiabá e Várzea Grande para atender ao Mundial. “Dentre as alterações planejadas está a ligação da fibra ótica à arena Pantanal, centros de treinamento, aeroporto, fanparks e as principais vias terrestres das duas cidades, a exemplo das Avenidas Fernando Correa, Miguel Sutil e FEB”, informa.

Bigatão ressalta ainda que o trabalho irá atender a vários órgãos possibilitando à Secretaria de Justiça, por exemplo, o monitoramento das vias por meio de câmeras de segurança, e à Secretaria de Estado de Comunicação e imprensa em geral, a transmissão de informações do evento em tempo real. “Vamos disponibilizar 10 gigabytes de rede, que irão contemplar internet e a trafegabilidade de dados, som e imagens com alta velocidade”, esclarece.

Parceria

Sobre a parceria com a Telebras, o diretor destaca que a intenção primordial do governo do Estado é otimizar recursos, prazos e gastos. “Nosso alvo nesta fase do trabalho é viabilizar a passagem da fibra ótica ao longo de todo o traçado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), serviço já contratado pela Secopa, porém, a ampliação será estendida a toda a região metropolitana”.

Os direcionamentos das atividades tem tido a participação direta do secretário-extraordinário da Secopa, Maurício Guimarães.

Interior de Mato Grosso

Outra frente de trabalho, das duas equipes, é a implantação da Banda Larga no interior de Mato Grosso. Conforme o responsável pelo serviço, o Diretor de Operações do Cepromat, Hildeberto Daltro, 54 cidades, incluindo Cuiabá, terão acesso à internet via fibra ótica. “Para atender a Copa, o governo irá disponibilizar as fibras já existentes na região metropolitana juntamente com a infraestrutura criada especificamente para o VLT. Em contrapartida, a Telebras auxiliará nas interligações de rede para as cidades selecionadas”.

De acordo com Daltro, a Telebras possui um levantamento prévio das necessidades de acesso à internet para a implantação do PNBL, que ocasionará a expansão do serviço de comunicação em rede ao interior do Estado, aproveitando o projeto foi firmada parceria no Estado para a Copa. “O governo planejava interligar os órgãos estaduais e a Telebras queria chegar a outros municípios mato-grossenses, então, unimos forças para concretizar esse sonho. Com um único acordo vamos efetuar dois trabalhos importantes”, enfatiza.

Sequência

O próximo passo, segundo o diretor de operações, é deliberar sobre as propostas feitas pelo Cepromat à Telebras, para isso o órgão fez levantamento das necessidades do governo para as demais cidades. Na sequência, será confeccionada a segunda minuta do plano de trabalho, dessa vez, referente à Banda Larga que atenderá aos municípios beneficiados. Nela constará, além das atividades a serem desempenhadas por cada equipe técnica, a viabilidade de implantação do serviço em cada cidade escolhida, bem como, o cronograma para execução das obras. A previsão é de que nos próximos dias seja realizada reunião para definir as questões pendentes.

Crédito

Para o presidente do Cepromat, Djalma Soares, a atividade conjunta estabelecida entre empresa estadual e federal só demonstra o nível de excelência dos serviços prestados no Estado. “Estamos à frente de um projeto que terá visibilidade mundial, os governos Estadual e Federal não nos confiariam algo tão grande se não tivéssemos condições de desenvolver um trabalho de qualidade. Temos 'kno how' para isso. Essa parceria trará muitos benefícios para nossa empresa e principalmente para Mato Grosso”, define.

Também fazem parte da equipe técnica do Cepromat neste projeto, o Diretor de Infraestrutura e Tecnologia da informação, Genivalter da Silva, a assessora de Gestão Estratégica e Projetos, Ana Paula Villaça, o gerente de Infraestrutura Corporativa, Cirano Campos, e o Superintendente de Tecnologia da Informação, José Eduardo Borro.

Encaminhamentos

A última reunião com os técnicos da Telebras na capital mato-grossense ocorreu na terça-feira passada (14.08), na sede da Secopa. Na ocasião, foi iniciada a discussão com o governo sobre o plano de transmissão e infraestrutura de internet durante a Copa do Mundo de 2014.

Além de integrantes do governo, Secopa, Cepromat e Telebras, fazem parte do grupo de trabalho técnicos da Rede Cemat.
 
Versão para impressão!   Enviar Notícia!
Enviada por: Viviane Moura - Assessoria/Cepromat em 24/08/2012 17:22:05
E-mail: Ouvidoria



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL