MEI deverá cumprir 5 novas obrigações em 2025, veja quais
08/01/2025
Além de todas as funções atribuÃdas ao Microempreendedor Individual (MEI), com relação à administração e execução do seu negócio, o microempreendedor também precisa se atentar a algumas obrigações que são fundamentais para a manutenção da sua empresa.
Isso porque, mesmo que o MEI seja um modelo de negócios mais simples, onde a principal obrigação da modalidade é realizar o pagamento mensal do boleto DAS existem algumas outras questões a que os empreendedores precisarão se atentar neste ano.
Se atentar à s obrigações que você terá que cumprir no decorrer do ano, são fundamentais para que você não sofra nenhuma penalidade, tal qual não corra riscos de ter o CNPJ excluÃdo pelo descumprimento dos seus deveres.
Novas obrigações do MEI: O que você precisa saber
Se você é Microempreendedor Individual, então prepare-se para suas obrigações em 2025, tanto fiscais quanto administrativas. Apesar do regime MEi ser popularmente conhecido por sua simplicidade, o não cumprimento das regras pode gerar muitas e até mesmo a exclusão do seu CNPJ.
Confira abaixo as cinco principais obrigações do MEI para este ano.
1. Inclusão do Código do Regime Tributário (CRT 4) nas Notas Fiscais
A partir do dia 1º de abril, toda Nota Fiscal Eletrônica (NFe) ou Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFCe), que você emitir, deverá incluir o Código do Regime Tributário (CRT 4). O código foi desenvolvido para que o Fisco possa diferenciar operações realizadas pelo MEI de outras empresas do Simples Nacional.
Por que ocorrerá esta mudança? Essa identificação permitirá maior controle tributário e evitará confusões na fiscalização.
2. Declaração anual DASN-SIMEI até 31 de maio
Todo microempreendedor individual deve entregar a DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional), o prazo de envio da declaração vai até o último dia de maio de 2025. Caso o MEI não envie essa declaração, o mesmo estará sujeito a multas e consequências mais pesadas para o seu CNPJ.
Dica: Mantenha um controle atualizado de suas receitas para facilitar o preenchimento da declaração.
3. Pagamento do DAS até o dia 20 de cada mês
O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) continua sendo a principal maneira de se manter regularizado e ter seu CNPJ MEI em dia. Este ano, o prazo para pagamento segue sendo todo dia 20 de cada mês.
Atenção: O boleto do DAS cobre impostos e a contribuição ao INSS, garantindo o acesso a benefÃcios como aposentadoria e auxÃlio-doença.
4. Registro de funcionário no eSocial
Se você é um MEI que possui funcionário contratado, saiba que é obrigatório registrar os dados do seu colaborador no eSocial, o que deve incluir informações bem especÃficas como a função e a remuneração recebida pelo colaborador.
Vantagem: Esse registro simplifica o cumprimento de obrigações trabalhistas e assegura maior transparência nas relações empregatÃcias.
5. Obrigações especÃficas do setor
Dependendo de qual seja a sua área de atuação, poderá ser preciso atender a algumas regras mais especÃficas, como a obtenção de licenças ou mesmo de autorizações especiais para funcionamento. Por exemplo, atividades ligadas à saúde, alimentação ou transporte costumam exigir uma documentação adicional.
Não sei se preciso de outros documentos: Caso você não saiba se precisa de documentos adicionais para funcionar, a melhor pedida é consultar um contador para garantir que sua empresa esteja alinhada às exigências legais para o devido funcionamento.
Importância de cumprir as obrigações
Essas novas obrigações tem como objetivo garantir um melhor controle fiscal, tal como maior segurança jurÃdica, de modo a promover um ambiente de negócios muito mais organizado entre os pequenos empreendedores.
Para quem é MEI é fundamental estar atento às regras tal como seus prazos de cumprimento, para evitar surpresas indesejadas, como o pagamento de multas e no pior cenário até mesmo a exclusão do seu CNPJ.
FONTE: Jornal Contábil