NOTICIAS

Você sabia que o arquivo da Nota Fiscal Eletrônica precisa ser armazenado?



19/04/2012




Com a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), os contribuintes se preocupam com o processo de emissão da nota e a impressão do Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, mais conhecido como Danfe. O que muitos empresários ainda não sabem é que a NF-e precisa ser arquivada em seu formato eletrônico, o XML, por cinco anos mais o ano de emissão da nota.

Ou seja, a Danfe só é necessária para o transporte da mercadoria e guardar o documento impresso não tem nenhuma validade para a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT). O que deve ser apresentado em uma fiscalização é o arquivo digital da NF-e.

De acordo com a assessoria da Sefaz-MT, quem usa o sistema gratuito pode até consultar a nota fiscal completa pelo site da Receita Federal, mas para a fiscalização o contribuinte deve manter os arquivos eletrônicos guardados.

Agora imagine uma situação: o empresário arquiva todas as notas no computador da empresa, mas ocorre um dano ou mesmo um vírus e a máquina é danificada, tendo seus arquivos destruídos.

Uma solução barata e prática para esses problemas é a NF-e do Brasil, um portal oferecido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat). O empresário associado a qualquer uma das associações comerciais em Mato Grosso paga apenas uma pequena taxa por nota emitida e tem a segurança para armazenar suas notas fiscais pelo período exigido por lei.


Fonte: assessoria Facmat.




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL