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SERVIÇOS: Segurados com conta na Caixa já podem consultar o extrato previdenciário



26/03/2012




Da Redação (Brasília) - A consulta ao extrato previdenciário já está disponível para os correntistas da Caixa Econômica Federal cadastrados no Internet Banking Caixa (IBC). Já o correntista da Caixa que algum dia contribuiu para a Previdência Social como empregado, trabalhador avulso, segurado facultativo ou contribuinte individual pode consultar os seus recolhimentos e salários de contribuições através do sítio www.caixa.gov.br. É só clicar no link “Extrato Previdenciário", disponível no menu Cidadão On-Line, no lado direito da página principal do Internet Banking Caixa. É necessário senha de acesso à conta bancária. Em alguns casos, o sistema pode solicitar a digitação do Número de Inscrição do Trabalhador (NIT/PIS/PASEP/NIS/SUS).

Com este novo serviço, o trabalhador e o contribuinte individual podem consultar os recolhimentos feitos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir de julho de 1994 e verificar se os seus vínculos, remunerações, salários de contribuição e/ou benefícios previdenciários estão conforme sua vida laboral até o momento da emissão desse extrato. Também podem identificar divergências nas informações apresentadas no extrato previdenciário e agendar atendimento na Agência da Previdência Social, através da Central 135 ou por meio do sítio da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) para o acerto das inconsistências.

O serviço esteve, inicialmente, disponível para empregados Caixa, em ambiente intranet. Na fase experimental, foram 73 mil empregados cadastrados no IBC que tiveram acesso ao serviço e, na expansão nacional, 5,4 milhões de clientes podem utilizá-lo.

Com a inclusão do extrato previdenciário no IBC, o cliente terá comodidade de verificar e conferir todos os registros da sua vida laboral sem precisar comparecer a uma Agência da Previdência Social.

Segundo o superintendente nacional de Programas Sociais da Caixa, Ivan Domingues das Neves, "a iniciativa representa a oportunidade de oferecer um serviço diferenciado ao cliente e fortalecer a atuação com o INSS, além de garantir ao cliente informações seguras e úteis em ambiente único". (Ascom/MPS)




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