NOTICIAS

Governo do Estado implementa programa de austeridade fiscal



29/02/2012




Com o objetivo de reduzir e controlar despesas, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, solicitou a implementação de um programa de austeridade fiscal em 2012. A Casa Civil tomou a iniciativa e deu início a um programa com o método Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD). O objetivo é reduzir as despesas da própria secretaria e do gabinete do governador. O lançamento será realizado no dia primeiro de março, quinta-feira, às 8h, no Palácio Paiaguás.

De acordo o secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, as reuniões para esse planejamento no gabinete Casa Civil começaram no dia seguinte à reunião entre o governador Silval Barbosa e o secretariado, no dia 13 de janeiro. No encontro, Silval tratou sobre o controle nos gastos públicos do exercício de 2012.

O secretário adjunto da Casa Civil e coordenador do projeto, Vivaldo Lopes explica que o GMD é uma ferramenta de gestão que gerencia as despesas da Organização de forma sistematizada em matrizes e que já teve sucesso em diversos órgãos públicos e privados no Brasil.

José Lacerda escolheu o servidor Luiz Antônio de Carvalho para liderar a implementação do projeto piloto na Casa Civil, por ser um técnico experiente que já implementou este projeto com o método GMD com sucesso em empresas privadas. Carvalho afirma que os funcionários da Casa Civil já receberam treinamento e estão motivados a cumprir suas metas, pois entenderam a necessidade de corte de gastos no governo.

Carvalho explicou que as despesas serão divididas em pacotes, cada qual com um gestor, que deve cumprir metas no controle de gastos. As metas a serem alcançadas serão avaliadas todo mês. O servidor explica que a equipe está motivada e que o processo irá proporcionar mais transparência nos gastos Estaduais.

“Este será um sistema participativo e transparente, com redução do consumo e também do preço contratado. O programa é realizado pelos próprios servidores da Casa Civil e a elaboração deste não gerou nenhum gasto extra para a pasta. Está todo mundo envolvido e tenho certeza de que dará certo”, afirmou.
 
Versão para impressão!   Enviar Notícia!
Enviada por: Sinara Alves - Secom/MT em 28/02/2012 09:47:09
E-mail: Ouvidoria



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL