NOTICIAS

Governo Federal recomenda sistemas corporativos do governo de MT como referência em planejamento



06/02/2012




Uma equipe da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), do Governo do Pará (PA), está em Cuiabá para conhecer melhor duas ferramentas de gestão do Governo de Mato Grosso: o Fiplan (Sistema Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças de Mato Grosso) e o SIGcon (Sistema de Gerenciamento de Convênio), sistemas corporativos de gestão e que já são referência nacional no controle público.

O Ministério do Planejamento e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, recomendaram o sistema aos gestores do Governo do Pára. Idealizado e desenvolvido pelas Secretarias de Planejamento e de Fazenda, e pelo Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), o Fiplan integrou, em uma única ferramenta, via web, os sistemas antes utilizados para gerir o planejamento, execução orçamentária e prestação de contas do Estado, o que tornou mais precisa a informação relacionada a esse assunto.

Já o SIGcon é uma ferramenta de gestão utilizada no controle e acompanhamento da execução de convênios e faz parte de uma nova metodologia denominada de Sistema de Gestão de Convênios, estruturada pelo Estado para realizar, em nível macro, a gestão de todos os convênios celebrados pelo Estado de Mato Grosso.

“O sistema SIGcon ainda possibilita a consulta de qualquer convênio celebrado com o Estado, por qualquer cidadão, no mais longínquo município ou em qualquer parte do território nacional, desde que tenha acesso à internet. É o Estado dando total transparência das ações financiadas com recursos de convênios, permitindo ao cidadão acompanhar a execução”, disse a coordenadora de convênios da Seplan, Debora Pinheiro da Silva Lima.

A equipe de técnicos da Sepof esteve reunida na tarde dessa quinta-feira (02.02) com o secretário de Planejamento e Coordenação Geral, José Botelho do Prado, a secretária-adjunta, Regiane Berchieli e técnicos da área de convênios da Seplan. Integram a comitiva paraense a técnica orçamentária Nazaré Costa, o gerente de TI, Sérgio Moreira e a técnica Fernanda Lobo, da área de convênios, além de técnicos da área econômica.

Até sábado, eles cumprem uma extensa agenda de reuniões com gestores do Governo do Estado. Nessa sexta-feira (03), está marcada uma reunião na Secretaria de Fazenda (Sefaz), às 8h, para apresentação do Fiplan à equipe paraense.

De acordo com o gerente de TI do Governo do Pará, Sergio Moreira, o sistema utilizado atualmente é o Siafem, "que é um sistema desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), que se baseia no Siafi do Governo Federal. Em 2013, vai haver uma mudança na legislação contábil da União, Estados e Municípios e, em função disso, viemos conhecer melhor o Fiplan e o SIGcon, que nos foram recomendados pela STN e possivelmente realizarmos um convênio com o Governo de Mato Grosso”, completou Moreira.
 
Versão para impressão!   Enviar Notícia!
Enviada por: Flavia Ribeiro - Assessoria/Seplan-MT em 02/02/2012 17:58:54
E-mail: asc@sefaz.mt.gov.br



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL