NOTICIAS

Sefaz terá novo portal na internet atendendo sugestões de contabilistas



02/02/2012




O layout, as informações contidas no portal da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), e mesmo a oferta de serviços, serão reformulados neste ano de 2012. Durante uma reunião nesta quarta-feira (01.02), na sede da Secretaria, representantes da assessoria de comunicação da Sefaz, técnicos do Fisco e contabilistas debateram quais as principais melhorias para o portal. O desenvolvimento tecnológico do novo portal já iniciou e deverá estar no ar dentro de seis meses.

“É muito importante as pessoas que mais utilizam nosso portal, que são os operadores do Sistema da Sefaz, participarem da construção da nova página com sugestões de melhorias. Esperamos que as principais dificuldades em termos de acesso a informações e serviços sejam plenamente sanadas. Essa iniciativa também faz parte da aproximação do Fisco com os contabilistas e a sociedade, seguindo sempre a determinação do governador Silval Barbosa”, destacou o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos.

Entre as sugestões apresentadas pelos contadores e que serão implementadas está a disponibilização de atualizações diárias da legislação tributária já na primeira página do portal. Atualmente, esta funcionalidade está disponível no Portal da Legislação, que também deverá receber mudanças para tornar sua navegação mais eficaz e informativa.

“A Sefaz está nos apresentando as mudanças que pretende implementar em seus sistemas e no portal. Isso é muito importante para darmos nossas sugestões de melhoria. Neste canal de comunicação podemos apresentar nossas reivindicações, os problemas que o contador enfrenta em seu dia a dia. O Conselho de Contabilidade tem a função de defender o profissional, e com isso, ajuda o Estado”, pontuou o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), Ivan Echeverria.

Outra sugestão apresentada é o acesso aos links para download de validadores da Receita Federal e dos programas mais utilizados pela Sefaz. Todos estarão disponíveis em apenas um click no novo portal. “A página que está sendo desenvolvida deverá ser mais limpa, porém, com mais informações. Temos que de uma forma simples separar o conteúdo que é voltado para o contabilista e o material para o contribuinte. Acredito que teremos um portal mais eficiente”, avaliou o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon), Anderson Sampaio.

SISTEMAS

As perguntas e sugestões apresentadas sobre os sistemas da Sefaz foram recebidas pela assessora de Comunicação da Sefaz, Luciane Mildenberger, responsável pelo projeto do novo portal e convocação dos contabilistas, e pelo superintendente de Atendimento ao Contribuinte, José Mazini. Sobre a estrutura do novo portal, Luciane Mildenberger destacou que o projeto seguirá o padrão visual orientado pelo Núcleo Digital do Governo do Estado, que disponibilizou recentemente o portal MT Gov (www.mt.gov.br). "O portal da Sefaz seguirá a linha do MT Gov, com um layout moderno e inovador, inclusive, com espaço para as redes sociais e a interação dos usuários. A integração com os demais portais do Estado também será valorizada neste novo projeto", ressaltou a assessora.

Para Mazini, a maioria das observações feitas pelos contadores serão sanadas já no mês de março, quando a nova versão do Sistema de Conta Corrente Fiscal estará plenamente implementada. “O novo sistema já está pronto, poderíamos já colocá-lo no ar, porém, identificamos que existem pequenos ajustes a serem corrigidos. Uma comissão de técnicos da Sefaz está exclusivamente atuando em testes do sistema para colocá-lo em prática”, revelou o superintendente.

Em relação ao e-Process, o atual formulário para pedido de impugnação de lançamentos deverá ser imediatamente alterado. “É necessário apenas incluir a chave eletrônica da nota fiscal, e não escanear a nota e enviá-la anexa. O grande volume de anexos deixa o processo pesado e torna o sistema instável. Vamos incluir uma frase no nosso formulário alertando ao contribuinte a total falta de necessidade de se colocar a nota fiscal em anexo quando se tem a chave da nota”, reforçou o gerente de Relacionamento e Atenção ao Contribuinte, Alessandro Peracchia.

AGÊNCIA FAZENDÃRIA VIRTUAL

No novo projeto do portal da Sefaz, a Agência Fazendária Virtual receberá um novo layout para melhorar a oferta de informações ao contabilista. Atualmente, as informações são divididas por grupos denominados tributos estaduais, cadastro, compensação e parcelamento, vídeos orientativos, documentos fiscais e processo eletrônico (e-Process). “Neste local colocamos as informações mais solicitadas pelo atendimento telefônico da Sefaz. Ao invés de ligar para o Fisco, recomendamos que antes o contribuinte visite a Agência Fazendária Virtual para ver se sua dúvida já não está respondida no endereço eletrônico”, recomendou o agente de Tributos Estaduais, Carlos Eduardo Predebon, representando a Gerência de Informações e Ouvidoria da Sefaz (Gino), responsável pelo atendimento telefônico e pela Agência Virtual.
 
Versão para impressão!   Enviar Notícia!
Enviada por: Daniel Dino - ASC/Sefaz-MT em 01/02/2012 18:25:03
E-mail: Ouvidoria



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL