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Servidores da Sefaz aprimoram conhecimentos sobre logística e negociação para compras



20/05/2011




Servidores da área sistêmica da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) envolvidos direta ou indiretamente nos processos de aquisição de produtos participam, nesta quinta-feira (19.05), de curso sobre logística e negociação para compras, com o renomado mestre em Administração e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Augusto Aiquel Vaz Costa.

O instrutor afirma que a compreensão da logística do processo de compras e o desenvolvimento de habilidades para a execução de negociação eficaz com os fornecedores são fatores importantes para favorecer a aquisição de mercadorias e serviços de qualidade, com preços acessíveis.

Por isso, o curso foi estruturado em duas etapas: logística do processo de compras e negociação entre clientes e fornecedores. Na primeira frente, pela manhã, o instrutor explanou sobre logística integrada; cadeia de suprimentos; custo e nível de serviço; função compras e identificação e avaliação de fornecedores.

Na segunda etapa, a ser desenvolvida no período da tarde, o professor abordará o conceito, as habilidades, as fases, os elementos básicos e os estilos de negociação da administração pública com os fornecedores. Também falará sobre os impasses e os erros comuns na relação entre clientes e fornecedores.

Além das explanações teóricas, nessa etapa, os servidores participarão de simulações práticas e comentadas sobre negociação.

O curso está sendo realizado na Escola Fazendária, como parte das ações de melhoria na gestão sistêmica da Sefaz-MT, determinadas pelo titular da pasta, Edmilson José dos Santos, à Secretaria Executiva do Núcleo Fazendário (Senf).

Uma das medidas é o aperfeiçoamento do processo de aquisições, de forma a melhorar o preço e a qualidade dos produtos adquiridos. Nesse sentido, a Sefaz-MT normatizou o processo administrativo de apuração de eventuais infrações cometidas por fornecedores na execução de contratos firmados com a organização.

A medida consta da Instrução Normativa n. 01-2011. “A ideia é apurar, para fins de penalização, a responsabilidade dos fornecedores de produtos e serviços no cumprimento contratual com a Sefaz. O objetivo também é melhorar a relação contratual entre as partes, garantindo os direitos da Sefaz e dos próprios fornecedores quanto ao recebimento pelos serviços e produtos entregues ao órgão”, ressalta o secretário-adjunto executivo do Núcleo Fazendário, Benedito Nery Guarim Strobel.

A referida instrução normativa instituiu, inclusive, a Comissão Administrativa de Apuração das Infrações de Fornecedores. O conteúdo do dispositivo aplica-se a todas as licitações, contratações e aquisições realizadas pela Secretaria de Fazenda, inclusive as efetuadas por subcontratações, adesões, dispensa ou inexigibilidade de licitação.



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