NOTICIAS

Já está disponível o vídeo sobre a nova Agência Fazendária Virtual



27/01/2012




A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) disponibilizou um novo vídeo trazendo informações sobre a Agência Fazendária Virtual. Para acessar o conteúdo, basta entrar no canal de vídeos da Sefaz no Youtube pelo endereço: www.youtube.com.br/secretariadefazenda. A Agência Virtual é uma opção de atendimento pela internet a contribuintes e seus representantes legais. Pode ser acessada a qualquer momento, de qualquer lugar.

No vídeo, o contribuinte tem acesso a uma entrevista com o agente de Tributos Estaduais, Carlos Eduardo Predebon, representando a Gerência de Informações e Ouvidoria da Sefaz (Gino), unidade da Superintendência de Atendimento ao Contribuinte (Suac), responsável pelo atendimento telefônico e pela Agência Virtual. Durante aproximadamente três minutos, o servidor explica como foi realizada a reorganização da Agência, que teve como objetivo facilitar o acesso as informações de interesse dos contribuintes e contabilistas.

Segundo o entrevistado, o conteúdo é adicionado frequentemente após a análise das principais dúvidas apresentadas no atendimento telefônico. Na página inicial, as informações são divididas por grupos denominados tributos estaduais, cadastro, compensação e parcelamento, documentos fiscais e processo eletrônico (e-Process). Na divisão tributos estaduais, estão disponíveis informações relativas ao Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), ao Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), ao Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) e às taxas.

Já no menu cadastro, há orientações de como abrir inscrição estadual no cadastro de contribuintes do ICMS, atualizar dados, baixar a inscrição estadual etc. No menu compensação e parcelamento, é possível obter informações sobre as modalidades de quitação de débitos tributários estaduais em vigor.

No item documentos fiscais, estão relacionados os tipos existentes, quando devem ser utilizados, por quem, como emiti-los etc. Já no menu e-Process, o contribuinte pode se informar sobre como utilizar o sistema eletrônico para protocolização de processos administrativos relativos à matéria tributária na Sefaz, desde como acessar a ferramenta até consultar notificação.

Na página inicial, também está disponível a “Carta de Serviços ao Cidadão”, informativo elaborado para orientar o contribuinte-cidadão sobre os serviços prestados e os canais de atendimento disponibilizados e apropriados para o cumprimento das obrigações tributárias. No material, também são apresentados os compromissos assumidos pela Sefaz no atendimento ao cidadão, em relação ao tratamento adequado, atendimento prioritário, horário de atendimento, forma de atendimento remoto, padronização, condições de limpeza e controle de qualidade.

Canal de Vídeos

O canal de vídeos da Sefaz no Youtube é uma ferramenta de interação entre Fisco e contribuinte, produzido pela Assessoria de Comunicação da Sefaz. Para enviar sugestões de assuntos a serem transformados em vídeos basta encaminhar um e-mail para asc@sefaz.mt.gov.br, ou mesmo postar um comentário no próprio canal: www.youtube.com.br/secretariadefazenda
 
Versão para impressão!   Enviar Notícia!
Enviada por: Daniel Dino e Ligiani Silveira - ASC/Sefaz-MT em 26/01/2012 16:37:32
E-mail: Ouvidoria



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL