NOTICIAS

PREVIC Manual do Usuário do Demonstrativo Atuarial está na Web



16/01/2012






Da Redação (Brasília) – A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) disponibilizou, no site da Previdência Social, o Manual do Usuário do Demonstrativo Atuarial. O objetivo é detalhar e direcionar os usuários do novo sistema de captação de dados atuariais DAWeb, tornando-se, assim, um gabarito de leitura obrigatória que apresenta e caracteriza o sistema, facilitando e qualificando seu uso.

O sistema DAWeb traz grandes avanços, se comparado ao antigo sistema de captação dos dados, sendo construído com as seguintes características: ambiente web, banco de dados Oracle, navegador Firefox e internet Explorer, preocupação com acessibilidade, integração e integridade dos dados, segurança das informações e privacidade. Deste modo, a tecnologia e inteligência aplicada é toda direcionada e documentada ao negócio de previdência complementar.

O sistema foi feito pela Previc e desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), tendo como base legal a Instrução Previc no 9, de 14 de dezembro de 2010, e seu objetivo final é a captação dos dados das Demonstrações Atuariais, resultados das avaliações atuariais efetuadas pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).

De acordo com a coordenadora-geral de Monitoramento atuarial, Wilma Torres, “É possível afirmar que o desenvolvimento percorreu todos esses itens de modo que a sua utilização seja a mais amigável possível. O mercado poderá comprovar que a DAweb é um instrumento facilitador para as entidades, com ganho de tempo e qualidade no preenchimento dos resultados das avaliações atuariais”.

A coordenadora disse ainda que o sistema passa a ser uma importante ferramenta de trabalho da Previc para a sua atuação voltada à Supervisão Baseada em Riscos, visto que os dados estarão disponíveis para esta Superintendência em tempo real, agregando a integração total com os outros sistemas internos (captação de dados contábeis, investimentos, benefícios e outros), tornando o trabalho mais assertivo, ágil e de melhor qualidade.

“A partir da leitura do manual, os resultados do trabalho passam a depender apenas da integração entre os gestores das entidades, com vistas a integrar informações, e os profissionais que atuam nas áreas atuariais, contábeis e econômicas e, desses, com a Previc, ressaltou Torres”.

Informações para a Imprensa
Gabriela Utzig Hoelscher
ACS/Dataprev



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL