NOTICIAS

Ministro apresenta programas brasileiros de proteção ao emprego a ministros do Trabalho do G20.



13/07/2016




O ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira apresentou os programas brasileiros de proteção e promoção do emprego em seu discurso na Reunião de Ministros do Trabalho e Emprego do G20, em Pequim (China), nesta segunda-feira (11) – já terça-feira (12) no Brasil. Ele foi um dos painelistas na primeira sessão temática do evento, que debateu geração de oportunidades de emprego adequadas. Ronaldo defendeu as iniciativas brasileiras como sugestões para superação de crises e incentivo ao crescimento econômico sem prejuízo aos trabalhadores.

“Estamos superando a crise que recentemente atingiu nosso país, através de medidas para combater o desemprego com a manutenção e o aprimoramento dos direitos sociais e trabalhistas. Um exemplo bem sucedido é o Programa de Proteção ao Emprego, que preservou o emprego de 58 mil trabalhadores com investimento de mais de R$ 153 milhões,” afirmou.

O ministro falou ainda de medidas como a PEC das Domésticas que, entre outros avanços, incluiu mais de um milhão de trabalhadoras no FGTS em apenas um ano. Ele lembrou dos jovens inseridos no mercado de trabalho de maneira decente por meio da aprendizagem, e citou as Olimpíadas como exemplo. “Pensando na formação de profissionais-cidadãos e em mecanismos de inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, de forma digna e protegida, foi lançado o Programa Jovem Aprendiz do Desporto (JADE), que visa à contratação de jovens para atuar em grandes eventos esportivos. Para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016, já são 455 jovens participando do Programa”.

Ronaldo citou também as ações de incentivo ao empreendedorismo e as políticas de crédito como exemplos bem sucedidos. Ao final, ele cumprimentou o governo chinês pela iniciativa de estabelecer um Centro de Pesquisa sobre Empreendedorismo e colocou o Brasil à disposição para contribuir com essas e outras iniciativas que possam surgir. “O Brasil é um país com grande potencial, que possui uma democracia consolidada, instituições autônomas e independentes e plena vigência do Estado democrático de direito, um fator decisivo aos investidores que veem no Brasil um ambiente de negócios seguro e cada vez mais promissor”, concluiu.

A Reunião de Ministros do Trabalho e Emprego do G20 termina nesta terça-feira. O ministro Ronaldo Nogueira segue no evento, que neste segundo dia debate empregabilidade e promoção do trabalho decente.




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL