NOTICIAS

Sefaz lança campanha para evitar desperdício de copos plásticos.



15/04/2016





A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso, por meio do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública A3P, lançou nesta quinta-feira (14.04) a Campanha "Adote um copo, xícara ou garrafa". A ideia é que cada servidor traga o seu recipiente de casa para uso durante o expediente. A iniciativa visa evitar o acúmulo de resíduos sólidos no meio ambiente e a redução de recursos financeiros gastos com a aquisição de copos descartáveis.

Para se ter uma ideia, apenas em 2015 foram utilizados 1.385.300 copos descartáveis na secretaria. Uma média de três copos ao dia, 15 por semana, 60 por mês e 660 ao ano por servidor. Estima-se que nos últimos cinco anos a Sefaz-MT jogou nove toneladas de descartáveis no lixo, realidade que precisa ser mudada para a preservação do planeta, segundo a comissão do Programa A3P.

Para o secretário de Fazenda Paulo Brustolin a iniciativa da Comissão A3P é fantástica e vai ao encontro do que ele tem presenciado em outras secretarias e na iniciativa privada, que prevê o fim do desperdício de resíduos insolúveis. "Aquele copinho plástico que consumimos leva mais de 450 anos para se tornar um resíduo e tem um impacto muito grande no meio ambiente, nos nossos rios, mares e matas. Também estou fazendo a minha parte e já adotei uma caneca. Precisamos entender quer estamos em um planeta que tem seus recursos finitos e que hoje consome 1,5 vezes mais recursos/ano do que ele é capaz de reciclar e se não nos conscientizarmos, chegará um momento em que vamos inviabilizar a nossa casa, que é o planeta Terra", afirma.

Brustolin reforça, ainda, a importância dos servidores abraçarem a campanha e se comprometerem em ajudar o meio ambiente e o planeta. "Vejo que quem adota uma caneca está dando um exemplo de responsabilidade sócio ambiental", afirma Brustolin, sugerindo aos servidores que adotem um utensílio próprio no ambiente de trabalho e que, se necessário, levem e tragam diariamente o copo ou caneca já prontos para uso.

De acordo com a campanha, a sustentabilidade é fator essencial para o desenvolvimento e para isso é necessário que cada um repense a própria conduta e consuma de maneira criativa, corrigindo hábitos de desperdícios e desatenção. É preciso estar atento aos 3R's: Reduzir o consumo, Reutilizar e Reciclar. Esta consciência deve se tornar um hábito e ser aplicada em todos os momentos, seja em casa, no trabalho e no lazer.

Em 2010, com a campanha "Aqui Se faz Aqui Se Economiza", foi realizado o primeiro trabalho de conscientização sobre o uso de descartáveis. Em 2013, por sugestão da servidora Helaine Aparecida Rondon Silva, da Gerência de Monitoramento, foi lançada a campanha "Adote um Copo". As duas ações têm o objetivo de preservar o meio ambiente e reduzir custos para a administração fazendária.

O Programa A3P é uma ferramenta de gestão institucional, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e, em Mato Grosso, é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT). A finalidade é implantar a responsabilidade socioambiental nas atividades da administração pública, levando em consideração os eixos temáticos: gestão de resíduos, licitação sustentável, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores, uso racional de recursos e construções sustentáveis.
 
Versão para impressão!   Enviar Notícia!
Enviada por: Marinha Soares -USC/Sefaz-MT em 14/04/2016 11:30:23
E-mail: ouvidoria@sefaz.mt.gov.br



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL