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ATENDIMENTO Expansão da rede aproxima população da Previdência Social



29/12/2011





Da Redação (Brasília) - Toda vez em que precisava resolver algum assunto a respeito da sua aposentadoria, o segurado Benedito Inácio Ferraz tinha que percorrer uma distância de 40 quilômetros para ter acesso aos serviços da Previdência Social. Desde setembro, quando foi inaugurada a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Cambará, no interior do Paraná, o segurado não precisa mais fazer o deslocamento, economizando tempo e dinheiro.

Assim como Benedito, milhões de segurados foram beneficiados com a construção de novas Agências da Previdência Social (APS). Desde 2009, 114 agências foram inauguradas em todo o país dentro do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). Somente este ano, 57 agências já foram entregues à população.

Com a ampliação, os segurados não precisam mais percorrer longas distâncias em busca de atendimento. Eles são atendidos em ambientes confortáveis, modernos e seguros. As agências contam com dispositivos de segurança e têm acesso facilitado para idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais. Cidades com mais de 20 mil habitantes – onde não há agência do INSS que disponha de todos os serviços – foram escolhidas para receber as novas estruturas.

Para atender à demanda crescente, o governo está investindo na construção de 720 novas agências em todo o país, por meio do PEX. Além disso, a Previdência Social também está investindo na modernização da atual rede. Todas as unidades de atendimento estão sendo reformadas, ampliadas ou transferidas para prédios próprios. Para a expansão e modernização da rede existente o investimento é de R$ 616,5 milhões, chegando a R$ 1,1 bilhão com as obras.

Por meio de 1,2 mil unidades fixas são realizados, em média, mais de quatro milhões de atendimentos presenciais por mês em todo o Brasil. Além das agências, existem 176 PREVCidades (instaladas, preferencialmente, em municípios que não possuem unidade da Previdência Social) e cinco barcos, para aproximar o INSS de pessoas que moram em locais de difícil acesso.

Informações para a Imprensa
Daniel Dutra
(61) 2021.5873
Ascom/MPS



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