NOTICIAS

Brasil e Peru assinam acordo para combater trabalho infantil



10/08/2015




 O secretário- executivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Brasil, Francisco Ibiapina, e o ministro do Trabalho do Peru, Daniel Maurate Romero, assinaram neste sábado (8), na cidade de Iquitos, no interior do país andino, acordo binacional para implantar uma campanha conjunta na fronteira que buscará a erradicação do trabalho infantil na região. Participaram também da cerimônia os ministro locais das Mulheres e Populações Vulneráveis, Marcel Guaita e da Justiça do Peru, Gustavo Adrianzen.

A assinatura ocorreu durante o Festival Binacional Peru – Brasil, que teve como slogan a mensagem "Unidos por uma infância livre do trabalho infantil". Algumas das ações previstas na parceria são: fortalecer a política de erradicação do trabalho infantil e os atores sociais; promover a troca de experiências entre os países e intensificar a fiscalização nas regiões fronteiriças.

De acordo com Ibiapina, o combate às atividades irregulares com crianças é uma das metas contidas nos objetivos do desenvolvimento do milênio, que estabeleceu a erradicação total, no continente sul-americano, até 2020. "O trabalho infantil foi reduzido ao longo dos anos, mas ainda representa uma das faces mais visíveis da desigualdade e vulnerabilidade que persiste na América Latina", explicou o secretário-executivo.

Sobre a importância da integração para efetivar a erradicação, o representante do MTE valorizou a perspectiva gerada pelo acordo, que vem, segundo ele, ao encontro das necessidades do Brasil. "A parceria vai potencializar as ações e a presença do MTE, que segue apresentando resultados expressivos a partir das medidas realizadas pelos auditores do Trabalho em todo o país", concluiu Ibiapina.

 

 

Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 2031-6537/2430 - acs@mte.gov.br 





Todos os direitos reservados MTE © 1997-2006
Esplanada dos Ministérios / Bloco F - CEP: 70059-900 / Brasília - DF / Telefone: (61) 3317-6000





MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL