NOTICIAS

Conquistas do Brasil mobilizam nações para encontros bilaterais na Conferência Internacional do Trabalho em Genebra.



09/06/2015




Os resultados conquistados pelo Brasil nos últimos doze anos, entre eles a articulação para manutenção do salário mínimo acima da inflação e a criação de programas de qualificação, como o Pronatec e distribuição de renda, como o Bolsa Família, estiveram no centro das discussões bilaterais comandadas pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, esta manhã, em Genebra, na Suíça. Dias chefia, esta semana, a delegação brasileira que participa da 104º Conferência Internacional do Trabalho.
 
Segundo o ministro, mesmo com a crise imposta ao país pela agenda política, desde o ano passado, os resultados do Brasil saltam aos olhos da comunidade internacional, que deseja saber detalhes das ações que contribuíram para elevar em mais de 20 milhões o número de vagas ocupadas com carteira assinada desde 2003. “O Brasil é a grande vedete deste evento. Estamos recebendo desde cedo convites de delegações interessadas em trocar experiências e conhecer o que vem sendo feito no Brasil nas mais diversas áreas”, comentou.
 
Logo cedo o primeiro encontro de Dias foi com o ministro do Trabalho do Equador, Carlos Marx Carrasco. Em seguida com os representantes de Cuba e Paraguai. O ministro também participou de reunião promovida pela Federação Democrática Internacional de Mulheres, acompanhado da embaixadora do Brasil na Suíça, Regina Maria Dunlop. “Debatemos sobre as diferenças de salário e gênero e sobre o direito de compensação igual para o mesmo tipo de trabalho”, acrescentou Dias.
 
Nos encontros bilaterais, países como o Equador também demonstraram interesse na formação de conselhos sobre relações do trabalho, com composição tripartite, e sobre as políticas de promoção à saúde e segurança do trabalhador, como a recente campanha do setor, como apoio do governo, para promover o debate sobre o tema no País.
 
A 104º Conferência Internacional do Trabalho teve início em 1º de junho e continua até o dia 13 desse mês. O ministro Manoel Dias participará entre os dias 8 e 12 da programação e fará, na terça feira (9), discurso na Plenária para todos os delegados dos países representados.
 
A agenda do ministro no evento inclui, ainda na quarta feira (10), a Reunião de Revisão da Cooperação Sul-Sul/Brasil-OIT e o almoço com ministros dos BRICS. Na quinta-feira (11) haverá a Cúpula sobre o Mundo do Trabalho e, na sexta feira (12), além da votação da Recomendação da OIT sobre informalidade, Manoel Dias prestigiará a cerimônia pelo Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.
 
 
Assessoria de imprensa
(61) 20312430/6537 – ACS@mte.gov.br



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL