NOTICIAS

Livro e documentário retratam a evolução histórica da Secretaria de Fazenda.



22/12/2014




A Secretaria de Fazenda do Mato Grosso (Sefaz-MT), por meio da Assessoria de Comunicação (ASC),na quinta-feira (18.12) o livro Evolução Histórica da Sefaz-MT - 1719-2014 e do documentário 100 Anos de Evolução da Sefaz-MT. A parte histórica do livro foi escrita pela historiadora Elizabeth Madureira Siqueira e os tempos atuais pela jornalista Luciane Mildenberger, assessora de Comunicação da Sefaz-MT.

Luciane explicou que a Sefaz completou seu centenário em 2011 e foi nesse momento que o livro começou a ser pensado, ou seja, um material que pudesse contar para a sociedade os pontos mais importantes dessa trajetória, que pudesse guardar esse registro através de fotos, de documentos e dos depoimentos de tantas pessoas que vivenciaram décadas de crescimento e evolução.

"Não é fácil ou rápido chegar nesse resultado final, foram anos de pesquisa, de trabalho, de levantamento de dados pra chegar aqui com esses dois produtos tão belos, o livro e o documentário da Sefaz-MT. Para quem pensa que essa é uma história feita de números, está muito enganado. Essa é uma história feita de gente, uma história construída a cada dia, por cada um dos servidores fazendários", lembrou Luciane.

A historiadora Elizabeth Madureira Siqueira falou sobre a emoção depositada no trabalho de quase dois anos de pesquisas. "O livro chegou a ter quase 300 páginas que tivemos que reduzir. Todo esse esforço demandou um diálogo intenso com a Comissão e finalmente chegamos a este belíssimo material, editado pela Entrelinhas Editora", explicou.

MEMÓRIA

A produção do livro teve início ainda na gestão do ex-secretário de Fazenda, Edmilson José dos Santos, quando foi instituída uma comissão para programar o Ano da Comemoração dos 100 Anos da Sefaz-MT. Edmilson prestigiou o lançamento da obra. "É uma grata satisfação para mim ter iniciado este trabalho que ficará na história. Quero parabenizar toda a equipe que elaborou este livro, que ficou maravilhoso, e que irá auxiliar quem deseja saber um pouco mais sobre a história de Mato Grosso e seu desenvolvimento político e financeiro", disse Edmilson.

Representando o secretário Marcel Souza de Cursi, o fiscal de Tributos Estaduais do Gabinete de Direção (GD), Jorge Luis da Silva, destacou a importância do resgate histórico para a organização. "É a preservação de uma identidade, para sabermos de onde viemos e para onde vamos. É importante que tenhamos esta obra para mostrar a quem está chegando agora que a organização está construída, ela é fruto dos costumes, das tradições e de todo um trabalho desenvolvido em 100 anos de instituição. E a história continua com esta geração que aqui está. É um aspecto dinâmico retratado neste livro que vem nos dar a identificação de que a cada dia todos nós contribuímos para as páginas de um livro que não tem fim", relatou Jorge.

A secretária-adjunta de Administração Fazendária, Maria Célia de Oliveira Pereira, destacou o trabalho da Comissão e da equipe de coordenação do livro no levantamento da história da Sefaz-MT. "Este é um trabalho muito mais difícil do que fiscalizar. Trilhar toda essa história não foi fácil. Tive o prazer de previamente folheá-lo e é uma leitura gostosa, prazerosa e de fácil entendimento. Estão todos de parabéns por esta realização". Já o secretário-adjunto do Tesouro Estadual, Valdi Simão de Lima, falou sobre a evolução da Sefaz em todos esses anos e a importância de deixar um material tão rico para a história da Secretaria.

Integrante da Comissão dos 100 anos da Sefaz, a gerente de Desenvolvimento (GDES), Sonia Pesarini, falou da oportunidade que vivenciou durante o levantamento da história da Secretaria, em contato com servidores aposentados. "Víamos a felicidade e o orgulho desses servidores ao contar como o trabalho era feito no tempo que atuavam na Sefaz. Foi um trabalho gostoso de fazer e fico muito feliz e orgulhosa em participar desta magnífica produção", contou Sonia.

EMOÇÃO

A servidora aposentada Denize Aparecida Capilé falou da emoção em participar do lançamento do livro no qual teve participação ativa. "Foi um trabalho muito prazeroso e fico muito feliz por ver que o projeto foi concluído e a história da Secretaria será perpetuada e registrada para que todos tenham conhecimento da elaboração deste trabalho de fiscalização do Estado".

Um grande contador de "causos" da Secretaria em tempos idos, o agente de Tributos Estaduais Étore Zoccoli Sobrinho prestigiou o lançamento e relembrou sua trajetória de mais de 40 anos na Sefaz. "O povo que não tem história, não tem presente e não terá futuro e hoje a Sefaz-MT tem o seu passado exposto em livro. Quero parabenizar toda equipe, todos os ex-secretários que por aqui passaram e que contribuíram para que este livro se tornasse realidade", concluiu.
 

Enviada por: Luciane Mildenberger - ASC/Sefaz-MT em 19/12/2014 09:12:50
E-mail: Ouvidoria



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL