NOTICIAS

Semana Global do Empreendedorismo.



24/11/2014




Estamos em plena ‘Semana Global do Empreendedorismo‘. O Brasil tem dado grande contribuição para este acontecimento, criado em 2007, pelo ex-primeiro ministro britânico, Gordon Brown e pelo então presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm. A semana visa fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

Para se ter uma ideia do quanto o evento atingiu grande proporções neste período, vale destacar que o mesmo acontece em 140 países.O Brasil tem contribuído e muito para este acontecimento global, os números legitimam a participação do país.Dos mais de 9 mil parceiros, 25 mil atividades e 6 milhões de participantes, registrados no ano passado durante o macro evento, nosso país respondeu por mais de quatro mil atividades, seiscentos parceiros e quase dois milhões de participantes. A difusão para o país foi sem dúvida muito significativa, mensurada pela geração de cerca de 40 milhões de mídia espontânea, inclusive social de relevância. Neste período acontecem, uma multiplicidade de ações sempre focando o tema. O referido movimento global da cultura empreendedor, é muito interessante por conectar pessoas estimulando o empreendedorismo.

No campo da educação empreendedora já há uma cultura sendo disseminada sendo preciso, mais do que nunca, que as organizações representativas do setor produtivo assumam funções diferenciadas, no sentido não só de ter instalações e programas focados na educação, mas também no de promover eventos e discussões em torno do tema em foco.

Nós do Sistema Comércio temos colaborado neste sentido, por entender o quanto é fundamental motivar o empreendedorismo. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC-Sesc-Senac, desenvolveu no mesmo ano de criação da Semana Global do Empreendedorismo um plano estratégico de longo prazo, 2007-2020,no qual priorizou a atuação das entidades em projetos de vanguarda nas áreas educacionais voltadas ao empreendedorismo.

A educação, portanto, passa a ser juntamente com o desenvolvimento econômico e social, fator determinante para garantir o processo de evolução nos negócios. Afinal, não há vida útil dentro dos processos de transformações que estamos vivendo sem a aprendizagem, e isso passa pela renovação, pelo aprender a aprender, e também o empreender.Acertar os passos da educação empreendedora no Brasil é fundamental, pois é fato comprovado que a falta de conhecimento limita o empreendedorismo e automaticamente a competitividade, tanto profissional quanto nos negócios. Quanto mais se educa, mais qualidade se pode esperar e, consequentemente, mais sucesso se pode alcançar.

No ano passado, num universo de 68 países pesquisados, sobre o ‘Empreendedorismo no Brasil‘, pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), do qual o Sebrae é um dos parceiros, detectou-se que cerca de 40 milhões de brasileiros estão empreendendo, o que deu ao Brasil a quarta posição no ranking em número absoluto de empreendedores. Isso é resultado de ações que tem estimulado homens e mulheres a ingressarem cada vez mais no mercado, como empreendedores individuais ou em micros, pequenos e médios negócios. Estamos avançando!

Pedro Nadaf, é secretário-chefe da Casa Civil e presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso-Fecomércio/Sesc e Senac




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL