NOTICIAS

Planejamento e oportunidades.



17/11/2014




Você é capaz de elencar quantas metas conseguiu cumprir daquilo que planejou para sua vida em 2014? Quantos objetivos que você almejou para este ano, você realmente alcançou? Você teve firmeza, foco e determinação para seguir o que planejou? E por fim eu pergun você ao menos planejou? Responda com sinceridade, pra você.

Seja na vida pessoal, profissional ou social, o conselho é: busque sempre por resultados práticos, dentro do que realmente for factível. Muitos atingem sucesso ao relacionar as prioridades e focar nas mesmas.

Se você, por exemplo, tem uma empresa e deseja que seu negócios seja altamente rentável e competitivo no mercado, uma das etapas é: faça o planejamento. Responda onde está e para onde pretende ir. O caminho nem sempre é fácil, mas conhecer todas as suas curvas, sinalizações e obstáculos pode facilitar a chegada. O que não se pode é desejar algo e ficar na zona de conforto esperando as coisas acontecerem.


Tem profissionais que dizem que o que lhes dão maior prazer é quando os projetos que eles elaboram saem do papel. Ocorre, porém, que muitos no cotidiano, não projetam aonde quer chegar, e a construção dos seus respectivos futuros não estão dentro do que foram por eles traçados. Não executam, não trabalham dentro de um cronograma, e não se esforçam pra construir o futuro de forma planejada. É o mesmo que dizer, o dito popular ‘casa de ferreiro espeto de pau‘. Ou seja, são capazes na profissão, mas não usam as suas habilidades para ascenderem na vida.

Estamos no penúltimo mês do ano, e já não há tempo para muita coisa. Mary G. Roebling, que presidiu a instituição bancária americana Trenton Trust, tem uma frase que sintetiza o que ocorre com planejamentos que ficam no papel, ou que saem do papel sem a realização por inteiro. ‘Tentar alcançar realizações sem um objetivo firme na vida é igual a não alcançar nada. Foque em resultados, e monitore todas as etapas que estão te conduzindo ao cumprimento do que foi estabelecido.

O ano está terminando, pare e pense: onde você gostaria de passar a virada do ano? Onde realmente você vai passar? Qual o motivo que te levou ao êxito, ou ao fracasso? Se não conseguiu a realização desta vez o que faltou: dinheiro? Tempo? Priorizar? Ou simplesmente faltou planejamento? Muitas vezes perdemos grandes oportunidades, por dedicarmos um tempo aos nossos próprios projetos. O mundo de hoje parece girar em maior velocidade, dizem até que o dia tem 16 horas, mas existem aqueles que sempre procuram enxergá-lo da mesma maneira, perdendo chances interessantes na vida.

Pedro Nadaf, é secretário-chefe da Casa Civil e presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso-Fecomércio/Sesc e Senac




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL