NOTICIAS

Comércio tem mais empresas



16/12/2011




Cerca de 57% das micro e pequenas empresas (MPE) de Mato Grosso estão no comércio, conforme o anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa, feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Se for somado o setor de serviços, este índice pode chegar a aproximadamente 80%.

De acordo com o presidente da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Roberto Peron, 90% dos empregos são gerados justamente nas empresas do comércio e de prestação de serviços. O que chama a atenção é que estas empresas não se concentram apenas Capital. Em 2010, Mato Grosso registrou índice acima da média nacional de MPEs instaladas no interior.

Das 100,115 mil instaladas em todo Estado, 75,9% estão fora de Cuiabá. No país, esta taxa é de 69,3% e na região Centro-Oeste, o índice é de 53,7%. No ano passado, as MPEs foram responsáveis pelo pagamento de 49,9% dos salários em Mato Grosso, mas segundo Peron, o Estado também registra crescimento na geração de empregos na indústria e no agronegócio.

Esta estimativa, novamente, reflete no comércio, já que onforme o presidente, para cada emprego gerado na indústria, são gerados aproximadamente 4 nos setores comercial e de prestação de serviços. E é justamente neste último que as perspectivas para o próximo ano são ainda mais otimistas.

Nos estados que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014, a estimativa é que o crescimento seja principalmente no
setor de serviços, que inclui hotelaria e gêneros alimentícios, como bares e restaurantes. Peron também explica que a geração
de empregos entre grandes e pequenas empresas é desproporcional. Enquanto uma que arrecada cerca de R$ 1 bilhão conta
com 2,5 mil empregados, uma micro ou pequena empresa, com capital de R$ 100 mil, tem até 7 funcionários.

Mato Grosso deve fechar 2011 com 180 mil novas empresas, das quais pelo menos 50 mil serão constituídas por empreendedores individuais, no programa do governo federal à formalização. Em todo o país, nos últimos 10 anos, as MPEs foram responsáveis pela geração de cerca de 6,1 milhões de empregos. No ano passado, elas representaram 51,6% dos empregos formais privados não-agrícolas e pagamento de 40% dos salários.

Fonte: A Gazeta




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL