NOTICIAS

Número de empresas cresce



15/12/2011




O número de proprietários de micro e pequenas empresas no Brasil aumentou em 2,7 milhões de 2000 para 2009. O total de empreendedores chegou a 22,9 milhões, o que representa 22,7% da população economicamente ativa do país. Deste total, quase 19 milhões são profissionais autônomos que conduzem o próprio negócio e 3,9 milhões são empresários que empregam trabalhadores. Os dados constam no Anuário do Trabalho da Micro e Pequena Empresa, divulgado nesta segundafeira (05) pelo Sebrae.

De acordo com o presidente da entidade, Luiz Barretto, a estabilização da economia nacional na última década criou oportunidades para abertura de negócios, situação diferente da verificada em períodos anteriores, quando a necessidade do trabalhador motivava a criação de uma empresa. “O empreendimento motivado por oportunidade tem característica de maior formalização e longevidade, diferente do negócio aberto como último recurso do trabalhador”, afirmou.

“A formação de um mercado interno mais vigoroso na última década proporcionou oportunidades”. O anuário destaca ainda o aumento da escolaridade da população como fator que impulsionou a abertura de novos negócios de 2000 a 2009. Quase dois terços, ou 60,1% dos empregadores possuíam em 2009 ao menos o ensino médio completo.Entre os trabalhadores por conta própria esse número chegou a 29,4%. “O aumento da taxa de sobrevivência é um reflexo do crescimento da escolaridade nas micro e pequenas empresas”, lembrou Barretto, ao citar estudo do Sebrae que apontou, em outubro, que a cada 100 micro e pequenas empresas abertas no país 73 permanecem em atividade após os primeiros 2 anos de existência, período considerado mais crítico.

Setores - O estudo do Sebrae mostra que o setor de serviços aumentou sua participação no total de micro e pequenas empresas. Em 2000, 29,9% delas se encontravam neste ramo de atividade. Dez anos depois o percentual subiu para 33,3%. A maior parte das micro e pequenas está no comércio (51,5%), participação que caiu em relação ao ano 2000, quando a parcela era de 54,7%.

 

Fonte: Agência Estado




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL