NOTICIAS

CRCMT participa de II Emecic e presidente ministra palestra sobre perícia fiscal.



11/09/2014




Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), Silvia Cavalcante, ministrou palestra sobre Perícia Contábil, durante o II Encontro Mato-Grossense de Estudantes de Ciência Contábeis (Emecic), realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  O evento aconteceu na última sexta-feira (5) e centenas de estudantes assistiram a apresentação.

Segundo Silvia, a carreira de perito contábil é ainda pouco explorada em Mato Grosso. Ela destaca que no Estado faltam profissionais que abordem essa área da Contabilidade. “Além dos conceitos contábeis, é um trabalho que requer muita leitura. Está bastante atrelado ao Direito. Requer do profissional uma habilidade em oratória, já que em determinados casos o perito contábil é chamado para participar de audiência”, destacou a presidente ao reforçar a parceria do CRC no evento.

Durante a palestra, a presidente do CRC falou sobre os principais conceitos e ainda respondeu aos questionamentos dos participantes. Dentre os itens abordados por Silvia, estavam os tipos de processos que envolvem a perícia contábil, os tipos (extrajudicial, judicial e arbitral), o perfil de um perito, como este deve atuar, que tipo de cuidado deve tomar com o trabalho e também com os processos.

Ainda durante o evento, Silvia destacou o mercado da contabilidade em Mato Grosso. De acordo com ela, é uma área que não tem idade para atuação. “A profissão de contabilista tem espaço para todos, desde os mais jovens que trazem consigo uma bagagem tecnológica, como também para aqueles profissionais mais antigos, que compreendem das experiências da profissão”, comentou ao reforçar que no Estado ainda existe bastante campo para os futuros contadores.

Estudante de Ciência Contábeis da UFMT, Débora Volpato, destacou a importância do CRC em integrar o Encontro. “Nó estudantes precisamos do CRC e o Conselho também precisa de nós (estudantes). Somos o futuro do CRCMT e essa vinculação só traz benefícios para ambas as partes. Queremos ter voz junto ao Conselho e essa integração é benéfica”, destacou a jovem que está no 6º semestre, mas já realiza estágio na área de auditoria.

Membro da coordenação do II Emecic, Rafael do Oliveira Silva, explicou que a realização do evento teve como objetivo instigar os futuros profissionais sobre os temas que podem ser discutidos juntos a Ciências Contábeis. “É importante deixar um pouco a teoria de lado e ver na prática a nossa futura profissão. As palestras, debates e mesas redondas foram elaboradas com esse mote. Além disso, a interação entre os estudantes, professores e palestrantes contribui para a melhoria profissional de todos”, informou.

Realizado entre os dias 3 a 6 de setembro, o II Emecic reuniu cerca de 400 estudantes da UFMT e demais faculdades de Ciências Contábeis de Cuiabá. De acordo com Rafael Silva, novas edições do Encontro já estão sendo pensadas para acontecer futuramente. Inclusive há a ideia de levar o Emecic para cidades do interior de Mato Grosso.




MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL