NOTICIAS

Seminário apresenta cases e soluções para utilização da NFC-e.



05/09/2014




As vantagens da utilização da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) foram destaques nesta quarta-feira (03.09) no seminário sobre o assunto promovido pela Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT). O objetivo foi proporcionar aos contribuintes acesso a vários fornecedores, de forma a melhorar as condições de contratação das soluções que desejam. Na oportunidade, 15 empresas apresentaram soluções de software e hardware disponíveis no mercado para a emissão da NFC-e. Cerca de 200 pessoas participaram do evento no auditório do Conselho de Contabilidade (CRCMT), em Cuiabá.

Para o chefe de gabinete da Sefaz, Jorge Luis da Silva, que representou o secretário de Fazenda, Marcel Souza de Cursi na abertura do seminário, a NFC-e é mais uma solução adaptada aos negócios, principalmente ao varejo, que veio para beneficiar empresas, sociedade e Fisco. ¿O seminário tem o papel de socializar as necessidades do setor varejista com as soluções disponíveis no mercado. Quando o ambiente de negócio traz transparência e elementos para a segurança do contribuinte, o Estado elabora melhor o projeto de informatização de todo o segmento econômico, e isso melhora a competitividade¿, completou Jorge Luis.

O superintendente de Informações do ICMS na Sefaz-MT, Vinícius José Simioni, explicou que a NFC-e é um documento fiscal eletrônico semelhante à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), porém, adaptado às operações do varejo. ¿É destinado ao consumidor final, inclusive utilizando novas tecnologias como smartphones e tablets¿, reforçou, ao destacar que a NF-e substitui os cupons fiscais e as notas modelo D. ¿A segurança deixa de ser física para se tornar eletrônica¿, concluiu Vinícius.

MAIS CONHECIMENTO

O seminário foi direcionado a empresários do comércio varejista, credenciados à NFC-e. Muitos deles participaram com a expectativa de receber mais informações e conhecimento sobre a NFC-e, como é o caso do contador Demiro Alves da Silva. ¿É um sistema novo e que vamos integrar agora, portanto, todas as informações são bem-vindas¿, disse.

O auxiliar contábil Dielmo Pinheiro também estava ansioso para conhecer melhor as questões de software e hardware referentes à NFC-e. Assim como ele, Joaquim Cássio Pinto de Souza, diretor de uma empresa contábil também mostrou interesse em obter a maior quantidade de informação possível sobre o assunto. ¿Nosso objetivo é trilhar um caminho de alinhamento com a Sefaz¿, finalizou Joaquim.

Cada empresa teve 15 minutos para apresentar o seu case aos contribuintes e contadores presentes. As empresas se inscreveram pelo portal da Sefaz, no período de 19 a 22 de agosto.

VANTAGENS DA NFC-E

Empresas: custo e isonomia no mercado (competitividade).
Fisco: maior eficácia tributária (adimplência), transparência e eficiência com menor custo operacional.
Sociedade: procedência do produto, empresa cumpridora de suas obrigações (regularidade), imposto embutido na operação é arrecadado aos cofres públicos para que retorne me serviços, dispensa de papel (recebe por e-mail ou pode consultar via aplicativo e portal da Sefaz).
 

Enviada por: Luciane Mildenberger e Taiany Moraes - ASC/Sefaz-MT em 04/09/2014 14:38:36
E-mail: Ouvidoria



MENU
LINKS UTEIS





VALMIR HENICKA, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024 - Desenvolvido por: NIVELDIGITAL