04/09/2014
Atualmente o consumidor.gov.brapresenta o perfil das empresas participantes, com informações atualizadassobre a quantidade de reclamações finalizadas por empresa, Ãndice de solução,de satisfação do consumidor com o atendimento recebido, percentual e prazomédio de respostas.
A secretária Nacional doConsumidor, Juliana Pereira, afirma que esse é um serviço publico que o Estadooferece ao cidadão para solução alternativa de conflitos de consumo.
“O consumidor tem pressa e exigecada dia mais efetividade na solução de seus problemas. Por isso, oconsumidor.gov.br reúne em um único espaço a possibilidade dele resolverdiretamente com as empresas o seu problema e ainda contribuir para a construçãode polÃticas publicas. Trata-se de um espaço público, colaborativo e cidadão”,explica a secretária.
Pesquisando antes de comprar
A próxima etapa do projeto é a apresentaçãode informações que permitam aos consumidores comparar indicadores deatendimento e solução entre empresas. Também serão disponibilizadas informaçõesgerais da plataforma em formato aberto para uso de toda sociedade.
As informações apresentadas pelosconsumidores são essenciais para o monitoramento do mercado de consumo. Além deampliar o acesso do consumidor, outro objetivo é que o portal contribua para oaprimoramento das relações de consumo no Brasil.
A participação das empresas naplataforma é voluntária e só é permitida à quelas que aderem formalmente aoserviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem em conhecer,analisar e investir todos os esforços disponÃveis para a solução dos problemasapresentados.
ASSESSORIA Ministério da Justiça